Embrapa consegue clarear banana-passa

Leia em 1min 30s

A Embrapa Cerrados está divulgando duas tecnologias que podem ajudar a agroindústria a agregar valor à produção de banana-passa. As técnicas, bastante simples, impedem o escurecimento da banana-passa, valorizando-a no mercado. "Um produto mais claro e doce pode atrair consumidores", diz a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Sonia Maria Costa Celestino.


A primeira técnica consiste em mergulhar as bananas limpas e descascadas - a nanica é a variedade mais usada - em uma solução de 1 litro de água e 1 quilo de açúcar e deixar por seis horas. "Isso é a desidratação osmótica. Imersas, as bananas perdem água e agregam o açúcar. E esse açúcar impede o contato da superfície do fruto com o oxigênio, evitando seu escurecimento."


Passadas as seis horas, os frutos vão para o secador, onde permanecem por 24 horas. Nas primeiras duas horas a secagem é a 60 graus e, nas 22 horas restantes, a 70 graus. "A banana fica clara, com textura macia e brilhante", afirma a pesquisadora.


A segunda técnica, chamada de sulfitação, é mais industrial e dispensa o uso de açúcar. Os frutos limpos e descascados são mergulhados, por três minutos, em uma solução de sulfito de sódio na concentração de 2%. "O sulfito é um conservante em pó barato, facilmente encontrado", diz. Após a imersão, os frutos vão para o secador nas mesmas condições da desidratação osmótica. No processo convencional a banana segue direto para o secador.


Sonia destaca que a qualidade da banana-passa começa na matéria-prima. "Os frutos não podem estar verdes. Devem ter a casca amarela e conter algumas pintas pretas. Também não se pode usar fornos convencionais para a secagem, só secadores próprios."


O passo-a-passo das duas técnicas está disponível na internet, no link www.youtube.com/watch?v=SQbITqtatd0.


Veículo: O Estado de S. Paulo


Veja também

Brasil monta estratégia para elevar as exportações de café

Bebida: Projeto de BSCA e Apex foca mercados com potencial de demandaApesar de o Brasil ter ampliado de 30% para 32% sua...

Veja mais
Pastilhas na gôndola

O empresário João Pedro Cabral de Menezes trabalha na empresa de seu pai, Acuapura, há quinze anos....

Veja mais
Consumo de produtos básicos cresceu em 2009

O consumo de produtos básicos passou longe do clima de crise e cresceu em 2009. Não só se expandiu ...

Veja mais
Brasileiro gasta mais

As famílias brasileiras gastaram no ano passado 17% mais em itens que compõem a cesta de alimentos, bebida...

Veja mais
Comércio deve elevar projeções para este ano

Resultados excepcionais do varejo no quarto trimestre de 2009 -- confirmados ontem pela disparada no lucro do Pão...

Veja mais
Riachuelo faz novo plano de mídia e projeta vendas 20% maiores neste ano

A rede Riachuelo, que está entre as três maiores lojas de departamento do Brasil, lança sua cole&cce...

Veja mais
Lojas do Extra e da rede Havan preparam Páscoa

A proximidade da comemoração da Páscoa agita as redes varejistas especializadas no ramo de chocolat...

Veja mais
Carrefour vende R$ 6 mi em seu 1º dia na internet

Com aproximadamente 1 milhão de acessos em seu novo portal de vendas, a rede de supermercados Carrefour alcan&cce...

Veja mais
Trigo vai "imitar" o arroz e terá novo padrão de qualidade

A definição do padrão oficial de classificação que já está em vigor par...

Veja mais