Grandes lojas lucram com serviços financeiros

Leia em 3min 10s

Mais eficientes na cobrança, Renner, Marisa e Pão de Açúcar reduzem inadimplência e lucram com a venda de empréstimos

 

Os serviços financeiros estão ganhando força nas operações de varejo. Mais eficientes na cobrança e na formação de preços,
as redes ampliaram a oferta de créditomas tambémpassaram a vender outros produtos em busca de margens melhores. Além do financiamento para compras nas lojas, entram na receita de serviços financeiros das varejistas produtos como seguros (vida, residencial, desemprego); assistência (residencial, veículo e odontológica) e a garantia estendida, que assegura assistência técnica aos produtos adquiridos por prazo maior do que o garantido pela fabricante.

 

Além de ganhar mais com os serviços financeiros, as varejistas estão conseguindomanter a inadimplência sob controle. A Renner é um exemplo. As atividades financeiras já respondem por 25% da receita da companhia, mas nem por isso a inadimplência subiu. José Carlos Hruby, diretor financeiro da Renner, acredita que o ideal é que esse percentual fique em 20%para que o negócio da empresa, que émoda, não seja enfraquecido.

 

De fato, a área teve crescimento robusto na Renner. No quarto trimestre de 2009 o resultado de serviços financeiros somava R$ 25,8 milhões, alta de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado surpreendeu analistas do setor. Rafael Cintra, da Link Investimentos, havia previsto percentual menor. “Esperava que o aumento fosse de 30%. Os 57% me surpreenderam”, diz. A inadimplência, por sua vez, ficou sob controle. A analista de varejo da Ativa Corretora, Juliana Campos, disse ser possível perceber este controle através das perdas em cartões de crédito que ficaram em 3,4% da receita líquida das vendas de mercadorias no quarto trimestre de 2009. A porcentagem ficou abaixo da registrada em 2008 que foi de 4,5%.

 

“Uma das razões para esta redução é a melhoria promovida nos sistemas de risco de crédito”, diz Juliana. “O atual cenário da
economia com geração de emprego e renda também contribuiu para este desempenho”, afirma Cintra, da Link. Outra empresa que está conseguindo manter a inadimplência sob controle é a Marisa. Em dezembro de 2009, o percentual foi de 1,9%, ante 2,7% em2008 e 3,8%em2007.Acompanhia melhorou seus processos de concessão de crédito e cobrança. A taxa mais alta no triênio foi
registrada em abril de 2007. Na ocasião, o índice da companhia ficou em 11,2%. “A Riachuelo é outra que deve apresentar bom controle da inadimplência no quarto trimestre”, diz Juliana. “A varejista ainda não divulgou seu balanço,mas a expectiva é de resultados animadores.”

 

Juliana avalia que alémde garantir altos ganhos e vendas se o varejista não oferecer o produto financeiro que o cliente precisa comcerteza algum banco vai fazer isto. “Eles sãomais uma fonte de renda para o varejo”.

 

Garantia estendida

 

Entre esses serviços oferecidos a garantia estendida é uma das propostas de maior retorno para o varejo. No grupo Pão de Açúcar trata-se do principal destaque nesse tema. “A garantia estendida é a que mais traz rentabilidade”, diz Enéas Pestana, presidente do Pão de Açúcar. Segundo o executivo, a margem de lucro chega a 60%.

 

Hoje os serviços financeiros respondem por 12,3% das vendas totais do Pão de Açúcar - sem levar em conta os resultados da rede Casas Bahia, da qual o grupo é sócio-eameta é chegar a 25% até 2012. “Considerando- se que o Pão de Açúcar é dono do Ponto Frio e sócio da Casas Bahia, chegar aos 25% é bastante razoável. Seria uma participação exagerada se o valor levasse em conta somente as vendas dos supermercados”, diz Juliana.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Hypermarcas compra empresa de fraldas por R$ 225 milhões

A Hypermarcas fechou acordo para adquirir 100% do capital social da Sapeka Indústria e Comércio de Fraldas...

Veja mais
Preço do pão varia 100% nas padarias

O preço do pão francês pode variar mais que 100% na capital paulista, dependendo da região. O...

Veja mais
Nos folhetos, promessas, mas redes descumprem

Se há diferença entre valores anunciados no encarte dos supermercados e os registrados nas prateleiras ou ...

Veja mais
Cosméticos e algodão não devem ser prejudicados

Alguns itens terão impostos até 92% mais caros do que atualmente   Dificilmente os cosmético...

Veja mais
Hypermarcas anuncia quarta aquisição em quatro dias

A companhia de bens de consumo Hypermarcas anunciou ontem à noite sua quarta aquisição em menos de ...

Veja mais
Com aporte de R$ 197 milhões, Cargill expande seu complexo em Uberlândia

A Cargill inaugurou ontem a expansão de sua fábrica de amidos e adoçantes derivados de milho em Ube...

Veja mais
Exportações de café recuam 15%

Como era esperado, o ciclo de baixa da bienualidade do café começou a ter impactos sobre as exportaç...

Veja mais
Walmart amplia mix de produtos dos EUA para reter clientes

O Walmart, maior rede varejista do mundo, começou a recolocar nas prateleiras alguns produtos que havia removido ...

Veja mais
Vendas de Páscoa

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping espera crescimento de 28% nas vendas de chocolates e produ...

Veja mais