Copa: lucros para o varejo

Leia em 1min 40s

Sondagem da Fecomércio Minas revelou que os lojistas de Belo Horizonte estão prevendo vendas maiores com a Copa, em junho. "Tradicionalmente o brasileiro já não poupa gastos em época de Copa do Mundo, e desta vez temos um cenário econômico favorável, o que deverá alavancar ainda mais as vendas. Em contrapartida, a concorrência deverá ser acirrada. Por isso a importância de os lojistas se preparem para o período de jogos do Brasil", afirmou a economista da entidade, Silvânia de Araújo.

 

Porém, os comerciantes devem se manter cautelosos em relação à formação de estoques voltados para o evento esportivo, apesar da expectativa de elevação da demanda. Entre os entrevistados, 49% fizeram encomendas para o período. Mas 51% dos empresários consultados ainda não realizaram pedidos. "Tal postura depende da estratégia adotada pela empresa, de forma a aproveitar e contribuir para estimular o clima festivo que domina o período", afirmou.

 

Entre as estratégias mais citadas para elevar o faturamento, estão as promoções, com 31,8% das respostas. Em seguida, os comerciantes apontaram o treinamento da equipe de vendas como diferencial para elevar as vendas, a oferta de novas linhas e variedade de produtos. O desempenho da Seleção Brasileira foi o quarto condicionante apurado pela pesquisa, empatando com a decoração temática.

 

Do total dos entrevistados que adotarão medidas voltadas para a Copa, 34% iniciarão as ações a partir de abril e 46,8% em maio, coincidindo com o Dia das Mães - considerada a segunda melhor data para o comércio varejista.

 

Conforme a economista, isto representa 80,8% do total de empresários entrevistados, "o que demonstra a velocidade na tomada de decisões e tentativa de sair na frente do concorrente", disse a economista. Entre os varejistas consultados pela Fecomércio, 31,9% não adotarão nenhuma ação específica voltada para o mundial da África do Sul.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Em ano “midiático”,publicidade cresce 12%

Com Copa e eleições, brasileiro estará mais conectado; agências miram classe média eme...

Veja mais
Maioria cumpre mais que as 40 horas semanais

Os trabalhadores brasileiros do setor privado com carteira assinada serão diretamente atingidos pela eventual red...

Veja mais
Eletroeletrônicos têm recuperação de vendas

Demanda do setor ainda não atingiu os níveis pré-crise financeira.   Mesmo com o aquecimento...

Veja mais
Preços de produtos de Páscoa variam até 153%

Quem ainda não comprou os produtos da Páscoa deve preparar-se para pesquisar preços. O bacalhau, fa...

Veja mais
Jantar “nas nuvens”

Uma das estratégias de marketing da marca de eletrodomésticos Brastemp é a realização...

Veja mais
Açúcar amarga café do brasileiro

Nos últimos 30 dias, produto refinado encareceu 10,26% e o cristal 8,06%. Em BH, alta supera em seis vezes a infl...

Veja mais
Projeto do Pão de Açúcar recicla 93% do lixo e envia só 7% a aterros

O Grupo Pão de Açúcar está testando um sistema de gestão de resíduos que possi...

Veja mais
Varejo reforça estoques para o Dia das Mães

Antes mesmo de chegar o Dia das Mães, as redes do varejo já se programam para aproveitar a "festa do consu...

Veja mais
Produção de laranja de SE cairá quase à metade

Sergipe deve produzir 700 mil toneladas de laranja este ano, previu o secretário da Agricultura e Desenvolvimento...

Veja mais