Sondagem da Fecomércio Minas revelou que os lojistas de Belo Horizonte estão prevendo vendas maiores com a Copa, em junho. "Tradicionalmente o brasileiro já não poupa gastos em época de Copa do Mundo, e desta vez temos um cenário econômico favorável, o que deverá alavancar ainda mais as vendas. Em contrapartida, a concorrência deverá ser acirrada. Por isso a importância de os lojistas se preparem para o período de jogos do Brasil", afirmou a economista da entidade, Silvânia de Araújo.
Porém, os comerciantes devem se manter cautelosos em relação à formação de estoques voltados para o evento esportivo, apesar da expectativa de elevação da demanda. Entre os entrevistados, 49% fizeram encomendas para o período. Mas 51% dos empresários consultados ainda não realizaram pedidos. "Tal postura depende da estratégia adotada pela empresa, de forma a aproveitar e contribuir para estimular o clima festivo que domina o período", afirmou.
Entre as estratégias mais citadas para elevar o faturamento, estão as promoções, com 31,8% das respostas. Em seguida, os comerciantes apontaram o treinamento da equipe de vendas como diferencial para elevar as vendas, a oferta de novas linhas e variedade de produtos. O desempenho da Seleção Brasileira foi o quarto condicionante apurado pela pesquisa, empatando com a decoração temática.
Do total dos entrevistados que adotarão medidas voltadas para a Copa, 34% iniciarão as ações a partir de abril e 46,8% em maio, coincidindo com o Dia das Mães - considerada a segunda melhor data para o comércio varejista.
Conforme a economista, isto representa 80,8% do total de empresários entrevistados, "o que demonstra a velocidade na tomada de decisões e tentativa de sair na frente do concorrente", disse a economista. Entre os varejistas consultados pela Fecomércio, 31,9% não adotarão nenhuma ação específica voltada para o mundial da África do Sul.
Veículo: Diário do Comércio - MG