O aumento do número de usuários de internet tem chamado a atenção das empresas interessadas em fisgar esses potenciais consumidores, tanto que a expectativa este ano é de que a web continue a ser a mídia que mais cresce no Brasil. O Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil estima que em 2010 os investimentos publicitários no meio Internet tenham um crescimento de 30%, com a expectativa de alcançar um volume de R$ 1,7 bilhão.
De acordo com a entidade, no período de um ano, o braço de internet alcançou uma participação de 4,3% no volume de aportes de mídia, o que representou um volume investido de R$ 950 milhões - conforme dados do Projeto Inter-Meios. No ano passado, o segmento registrou um aumento de 25,2% dos investimentos publicitários.
Em nota, Pedro Cabral, presidente do IAB Brasil e presidente da Isobar America Latina, afirma que "em quatro anos, a internet deve assumir o segundo posto no ranking de investimentos publicitários no País, hoje ocupado pelos jornais."
Outro dado destacado pelo IAB Brasil diz respeito ao mercado de mobile marketing. A consultoria comentou que há hoje em uso no mercado cerca de 176 milhões de celulares, dos quais 82,5% são pré-pagos. A venda de smartphones no Brasil cresceu 15,1% em 2009, e o telefone celular, aliado ao 3G , que é usado por 8,1 milhões de consumidores, torna-se mais atrativo como canal de comunicação one-to-one.
Até dezembro de 2010, a base de usuários chegará a 73,7 milhões, o que representa um crescimento de 10% frente a 2009.
Veículo: DCI