Empresas do setor logístico dobrarão aportes

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Com o intuito de ampliar os negócios e as áreas de atuação no País, empresas operadoras logísticas preveem investir dobrado este ano, com a ideia de reforçar infraestrutura e criar novos centros de distribuição e armazenagem, para suprir a alta demanda do setor. Este é o caso da Standard Logística, que pretende investir R$ 42 milhões até julho, além de adquirir 30 caminhões, criar um ramal ferroviário na unidade da empresa em Cubatão (SP), e finalizar o terminal intermodal de Cambé (PR). A empresa TGA Logística, que já investiu aproximadamente US$ 1 milhão este ano, pretende dobrar estes aportes para ampliar suas bases no sul e centro-oeste do Brasil.

 

Com forte atuação na área de cargas perecíveis, a Standard Logística, que pretende crescer mais de 30% este ano, prevê faturamento de R$ 140 milhões, ante os R$ 108 milhões de 2009. A empresa destacou que no ano passado a crise não afetou seus negócios, e que a média de crescimento da empresa está na base dos 30%. "Vamos crescer ainda mais este ano, por isso estamos investindo alto em infraestrutura. A demanda é alta e iremos atendê-la", comentou o presidente da empresa, José Luis Demeterco, em entrevista ao DCI.

 

Demeterco destacou que a ideia para este ano é reforçar o serviço de distribuição interna, com a aquisição da frota própria. Segundo ele, a empresa irá investir R$ 7 milhões neste projeto que passará a funcionar a partir do próximo mês. A frota de 30 caminhões será adquirida até o final do primeiro semestre deste ano. "Ao agregarmos essa frota própria aos nosso portfólio de serviços ganhamos um diferencial competitivo muito grande. Agora iremos oferecer mais qualidade aos nossos clientes", vibrou Demeterco.

 

A nova frota da Standard irá oferecer três tipos de temperatura -seca, resfriada, e congelada- através de sistemas de tecnologia embarcada para controle de risco; além disso, os caminhões contarão com rastreadores que possibilitarão que o cliente possa obter informações sobre as suas mercadorias quase instantaneamente.

 

Outra grande aposta da empresa está no terminal intermodal rodoferroviário que a empresa está instalando em Cubatão, que custará algo em torno de R$ 13 milhões e será concluído até o começo do segundo semestre deste ano. O terminal servirá para que as cargas embarcadas no Município de Alto Taquari, em Mato Grosso, cheguem até a unidade da empresa em Cubatão por trem. "Esse é um grande projeto e irá gerar inúmeras vantagens para o produtor e exportador, da garantia de cadência no escoamento à segurança no transporte, e, claro, à economia de custos, chegando a ser 20% mais em conta o frete", frisou Demeterco.

 

Entretant, o Demeterco destaca o projeto mais caro que a empresa está realizando, que é a implantação da unidade de armazenagem no terminal rodoferroviário que a empresa possui em Cambé, no interior do Paraná. O empreendimento terá custos de aproximadamente R$ 15 milhões até o final de suas obras, e tem a previsão de entrar em operação no próximo mês. "Com mais esta infraestrutura aumentaremos a nossa participação no Paraná, oferecendo, além da intermodalidade, armazenagem e estufamento de produtos frigorificados e secos", disse o presidente da empresa, em evento em São Paulo.

 

Na primeira etapa, o empreendimento comportará um armazém frigorificado com 5 mil posições de palete, chegando em um segundo momento a 15 mil posições. Segundo o presidente da Standard Logística, isso irá fortalecer sua participação na região norte do Paraná, oferecendo armazenagem e estufagem de produtos frigorificados e secos para os mercados externo e interno."A Unidade de Armazenagem em Cambé, em sinergia com o escoamento de cargas pela ferrovia, é um diferencial competitivo no mercado de serviços logísticos para os exportadores da região", destacou Demeterco.

 

Além da criação desta unidade no Paraná, está agendada a ampliação da unidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, depois da finalização das obras de mais uma câmara frigorificada junto ao complexo do Mega Intermodal que iniciou operações no mês passado, será iniciada a segunda etapa de ampliação, com a construção de outra câmara frigorificada na unidade. Com este investimento, no valor de R$ 7 milhões, a companhia afirma que disponibilizará mais 6.500 posições de palete ao mercado, e passará a operar com o total de 25 mil posições no Rio Grande do Sul.

 

Outros horizontes

 

Com expectativa de crescimento na ordem dos 40% este ano, a empresa TGA Logística, que pretendia investir R$ 1 milhão em 2010, pretende dobrar este aporte com a criação de mais um centro de distribuição (CD) no Brasil, além de uma reestruturação da área de tecnologia da empresa.

 

Outra novidade é a intenção da empresa de criar mais uma base no exterior, precisamente no Paraguai, que, segundo um dos sócios da TGA, Nilson Santos, é um dos destinos da América Latina que mais têm dificuldades para receber entregas do Brasil. "Estamos indo para o Paraguai para avaliar um acordo de criação de uma base como temos na Argentina e no Chile; se tudo correr bem, consolidaremos mais uma base internacional", comentou Santos.

 

Além desta base no Paraguai, Santos não escondeu que a empresa pretende explorar o mercado uruguaio, em um futuro próximo. "É claro que queremos crescer, tanto que estamos estudando, além do Paraguai o Uruguai, mas disto nós ainda iremos avaliar a viabilidade", contou Nilson Santos.

 

A empresa, que já possui 16 anos de mercado e atuava inicialmente no mercado internacional, desde 2009 está apostando também no mercado interno brasileiro nas áreas de armazenagem e distribuição. Com bases em São Paulo e em Porto Alegre (RS), o sócio da empresa afirmou que ainda há muito que fazer no Brasil. "Queremos crescer muito aqui ainda, tanto que ampliamos nossa base em São Paulo e estamos estudando a possibilidade de entrar no Rio de Janeiro também", finalizou ele.

 

Com aporte inicial de R$ 100 milhões, o Parque Logístico Imigrantes, na Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo (SP), abre hoje, em iniciativa da Elog, empresa de logística da EcoRodovias, e da Bracor Investimentos Imobiliários.

 

Fora o condomínio logístico, o Parque investiu R$ 83 milhões na construção de um centro de distribuição de 60 mil metros quadrados para a Colgate-Palmolive, na primeira etapa do empreendimento, com cerca de 655 mil metros quadrados.

 

O setor de logística está mesmo a todo vapor, como mostra a Standard Logística, que deve investir R$ 42 milhões até julho e adquirir 30 caminhões. Além disso, vai criar um ramal ferroviário em Cubatão (São Paulo) e finalizar o terminal de Cambé (Paraná).

 

Veículo: DCI


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