A L'Oréal acaba de lançar o primeiro produto da líder mundial dos cosméticos com a fórmula desenvolvida especificamente para atender a consumidora brasileira. Trata-se de um xampu classificado como de reparação total, com especificações para tratar e amaciar sem deixar o cabelo oleoso - uma demanda apontada pelas pesquisas realizadas aqui pela empresa.
Mais de 80% das mulheres brasileiras têm cabelos longos, o que exige mais cuidado. A imensa maioria não usa apenas o xampu, agrega cremes amaciantes e reparadores, diz o diretor-superintendente da divisão de produtos de grande público da empresa, Frédéric Herlin. "O Brasil é o maior mercado da L'Oréal em produtos para cabelos. Oferece um potencial enorme para os nossos produtos e com características especiais".
O executivo francês que veio transferido há cinco meses da subsidiária na Suécia, depois de passar alguns anos no Japão, explica que as suecas, por exemplo, têm os cabelos finos e lisos. Já os das brasileiras é mais grosso e boa parte crespo. "Lá elas têm o perfil do mercado europeu, querem anelar os cabelos. Aqui, buscam reduzir o volume, tornar mais versátil. A L'Oréal desenvolve o produto adequado ao mercado", explica.
Por isso mesmo, no final de 2007, a empresa iniciou a instalação, junto à fábrica no Rio de Janeiro, de um centro de desenvolvimento voltado para criação de fórmulas específicas para o Brasil. Fora da matriz na França, são apenas três outros centros espalhados pelo mundo: Estados Unidos, China e Japão.
Herlin lembra que as asiáticas, diferentemente das brasileiras, evitam produtos com perfume e os cuidados especiais são com a pele do rosto. Por isso mesmo, lá é desenvolvida a linha Shu Uemura, que nasceu com a compra em 2003 da empresa criada por um estilista japonês de mesmo nome.
Os Estados Unidos são a pátria nativa da família Maybelline, fundada em 1917, quando uma jovem chamada Maybel Williams começou a testar receitas de beleza. Ela morava próximo a Chicago. Em fevereiro de 1996, Maybelline foi comprada pela L´Oréal.
Os produtos chegaram ao Brasil em 1997. Com a mudança da sede para a cidade de Nova York a marca passou a se chamar Maybelline New York. Em julho de 2001, a L´Oréal adquiriu a Colorama e em pouco tempo foi feita a fusão entre as duas marcas presentes em 90 países .
Aqui, embora as adequações ao mercado local já vinham sendo feitas, o centro de criação de fórmulas ainda está esquentando os motores. Desde o início de 2007 foram contratados cinco profissionais com formação em química, que passaram um ano estagiando na França, conhecendo os segredos e exigências da companhia. A fórmula do novo xampu ainda foi desenvolvida na França mas a expectativa é de em breve nascerem soluções brasileiras.
O Brasil também está sendo alvo de lançamentos de itens para serem distribuídos mundialmente. Um exemplo é um desodorante que combina ingredientes especiais de proteção à pele e mais eficácia. Segundo a L'Oréal protege por 48 horas. A empresa tem pouca presença aqui no segmento de desodorantes e identificou uma boa oportunidade e mercado a explorar. A fórmula do produto e o conceito de comunicação nasceram para, inicialmente, atender ao mercado brasileiro.
No Brasil desde 1939, a divisão de produtos de grande público da L'Oréal comandada por Herlin fabrica no país 320 milhões de itens por ano das linhas L´Oréal Paris, Garnier e Colorama Maybelline New York. A empresa realiza com frequência pesquisas e mesas-redondas com consumidoras para acompanhar de perto a demanda do mercado.
Por isso, sabe como ninguém que, além dos produtos para cabelos, a brasileira também está na liderança no uso de esmaltes de unhas. Herlin explica que, ao contrário de muitos países, aqui ir à manicure é um hábito semanal. Unhas bem tratadas mostram, além de vaidade, uma preocupação com a higiene.
As modelos e atrizes brasileiras vêm estrelando campanhas da L'Oréal exatamente para aprimorar a cor local. Sendo que uma delas, Aline Moraes é a primeira que irá promover os produtos para a pele da linha L 'Oréal Paris pelo mundo a fora. Ivete Sangalo, por sua vez, está na América do Sul e em Portugal estrelando os anúncios da linha Garnier Nutrice.
Veículo: Valor Econômico