Fragilidade orgânica

Leia em 1min

Um redesenho no modelo de distribuição da rede Hortifruti expôs a fragilidade da agricultura orgânica no Rio. produtores instalados ao longo da estrada Teresópolis-Friburgo, que nos últmos anos se dedicaram a fornecer hortaliças e legumes ao grupo varejista, já cogitam se render à produção convencional, com agrotóxico, para não sucumbirem à redução da demanda.

 

Após reestruturação, a Hortifruti - que nasceu no Espírito Santo, mas tem no Rio 16 de seus 20 pontos de venda - decidiu concentrarem três fornecedores, dois deles em São Paulo, a compra de orgânicos. Só um produtor de Teresópolis, a Solstício, foi mantido e teve seu volume de encomendas ampliado de R$ 2 mil para R$ 7 mil, diz Alaídio Gonçalves, gerente comercial da Hortifruti. "A mudança foi feita, porque a logística estava inviável", diz.

 

A saída da Hortifruti, em agosto, está inviabilizando a cultura de orgânicos na Serra, porque não há demanda para absorver toda a produção. "Falta mercado para orgânicos, mas não falta para a produção convencional", diz a dona de uma propriedade certificada, que viu suas vendas diminuirem de cem brócolis diários para 200 por semana. Ela está a um passo da migração.

 

Veículo: O Globo - RJ


Veja também

Laticínios pagam menos ao produtor

O preço médio do leite pago ao produtor no país caiu 6,04% em setembro na comparação ...

Veja mais
Abate de bovinos recua no trimestre e captação de leite sobe 17%, diz IBGE

O ritmo de abate de bovinos recuou 5,6% no país no primeiro semestre em comparação com o mesmo per&...

Veja mais
Dia das Crianças desconhece crise

O Dia das Crianças tem tudo para se transformar em uma prova de fogo para o Natal e servir como um termômet...

Veja mais
Apelo saudável

As 20 mil sacolas retornáveis da rede Angeloni de supermercados, lançadas esta semana, duraram apenas dois...

Veja mais
Acordo para aumentar exportação de cosméticos

O Brasil e a Argentina devem celebrar ainda esta semana um acordo que prevê o reconhecimento mútuo pelas ag...

Veja mais
Panasonic pára produção de tubo e concentra forças na TV digital

Em agosto a Panasonic produziu os últimos televisores de tubo (CRT) no Brasil. A empresa japonesa, que produzia o...

Veja mais
Wal-Mart inicia expansão da rede de "atacarejo" Maxxi pela Bahia

Marca popular da divisão de atacado do Wal-Mart Brasil, a Maxxi Atacado começa a expandir sua rede no Pa&i...

Veja mais
Coca-Cola e Avon juntam forças e ampliam promoção

Coca-Cola e Avon possuem uma força de vendas nada desprezível. Se somarem esforços - a fabricante d...

Veja mais
Presença de alimentos chineses cresce no Brasil

A participação de produtos alimentícios chineses nos lares brasileiros é pequena - mas vem c...

Veja mais