Wal-Mart inicia expansão da rede de "atacarejo" Maxxi pela Bahia

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Marca popular da divisão de atacado do Wal-Mart Brasil, a Maxxi Atacado começa a expandir sua rede no País, com a inauguração de duas lojas na Bahia. Com investimento de R$ 15 milhões em cada uma, as novas unidades eram antigas filiais da rede de supermercados Bompreço adequadas ao formato de "atacarejo", que tem foco tanto no pequeno comerciante quanto no consumidor final, com a venda de produtos em embalagens para grandes volumes ou em unidades.

 

Os novos pontos de venda da Maxxi estão localizados no bairro dos Mares, na Cidade Baixa, em Salvador, e em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana. Uma terceira loja, na qual também estão sendo investidos R$ 15 milhões, entrará em operação até o final do ano, em Pau da Lima, na capital baiana.

 

O plano de expansão da Maxxi Atacado, que até agora estava restrita apenas aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, se estenderá ainda este ano para o Ceará (1), São Paulo (3) e Mato Grosso (1). Ao todo serão mais 10 unidades, incluindo as três baianas e mais uma no Rio Grande do Sul e outra no Paraná. A meta é chegar ao final deste ano com 23 lojas no País da rede atacadista adquirida do grupo Sonae pelo Wal-Mart há três anos.

 

"Em 2009, vamos acelerar o crescimento, com foco nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e menos no Sul", informa Marcelo Viena, vice-presidente da divisão de atacado do Wal-Mart. A expansão a partir da Bahia, segundo ele, foi devido à "grande aderência do cliente baiano à proposta da Maxxi", voltada para pequenos empresários e consumidores das classes C e D. A expectativa é de que 60% das vendas baianas sejam para pessoas jurídicas e 40% para pessoas físicas.

 

Nas regiões escolhidas para a implantação das novas lojas baianas, a concorrência é acirrada, pois já estão presentes redes nacionais, a exemplo do Atacadão, pertencente ao Carrefour, e regionais como o Mercantil Rodrigues, recentemente adquirido pelo grupo chileno Cenconsud. Para enfrentar a disputa, Marcelo Viena garante que as duas novas unidades oferecerão os menores preços do mercado.
"Os proprietários de pequenos negócios terão preços 5% mais baixos que a média dos outros atacadistas da região", afirma ele. Já em relação ao varejo tradicional, Viena diz que as lojas terão preços até 15% mais baixos do que a concorrência. Essas vantagens, explica, são baseadas em pesquisa de preço diária de mais de mil produtos feita pela Maxxi. "Oferecer preços baixos todos os dias é a missão da empresa, que busca vender por menos."A Maxxi Atacado também pretende alavancar a experiência do Wal-Mart com compras globais e oferecer produtos importados com preços mais acessíveis aos clientes baianos, a exemplo de artigos para casa, eletroeletrônicos e de tecnologia. Marcelo Viena destaca ainda como diferencial os produtos alimentícios da marca própria "Top Chef" destinados às pequenas empresas, como padarias, bares, lanchonetes e restaurantes.

 

O Maxxi Lauro de Freitas terá um mix de mais de 6 mil itens. Já na loja dos Mares será de 5 mil produtos. Além dos artigos marca própria e da indústria nacional, fornecedores locais ganham espaço nas prateleiras do Maxxi. As duas lojas novas abrem oferecendo produtos de mais de 100 empresas nordestinas, sendo que mais de 60 delas estão localizadas na Bahia, como a Alimentos Tia Sônia e a Brasfrut, além de cooperativas de pescadores e produtores de palmito (ambas na região do Baixo Sul), e de produtores rurais da cidade de Tancredo Neves.

 

Erguido numa área de 8 mil m, o Maxxi Lauro de Freitas vai gerar 200 empregos e conta com um espaço de vendas de mais de 4 mil m e estacionamento com 160 vagas. Com 150 funcionários, o Maxxi Mares possui uma área total de 5 mil m e conta com um espaço de vendas de 2,6 mil m, além de estacionamento para 50 veículos e de uma galeria de serviços onde funcionam três ‘lojinhas’ para venda de bijuterias, colchões e revistas.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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