Presença de alimentos chineses cresce no Brasil

Leia em 1min 10s

A participação de produtos alimentícios chineses nos lares brasileiros é pequena - mas vem crescendo. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), as importações chinesas entre janeiro e agosto desse ano somaram US$ 36 milhões, o equivalente a 1,6% do total importado no período, que atingiu US$ 2,2 bilhões. 

 

No entanto, em comparação ao mesmo período de 2007, quando importou US$ 30 milhões, o montante cresceu 20%. Em volume, o salto foi maior: 64%, de 14 mil para 23 mil toneladas entre janeiro e agosto deste ano. De acordo com a Abia, a maior parte dos produtos (58% do valor e 70% do volume) é de ração para animais domésticos. 

 


"Os demais produtos estão essencialmente nas categorias de pescados, sucos e farinha de arroz", afirma Amílcar Lacerda, gerente do departamento de economia e estatística da Abia. Segundo ele, não há importação de laticínios e carnes da China. "A legislação sanitária brasileira é muito rígida nesse aspecto", diz. 

 


No início deste ano, duas empresas chinesas e uma importadora americana foram indiciadas por vender ingredientes com melamina usados na produção de ração animal. A substância ajudava as empresas a atingirem os níveis de proteína exigidos. Centenas de gatos e cachorros nos EUA adoeceram e alguns morreram por conta do glúten de milho e da proteína de arroz usados na ração.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Wal-Mart inicia expansão da rede de "atacarejo" Maxxi pela Bahia

Marca popular da divisão de atacado do Wal-Mart Brasil, a Maxxi Atacado começa a expandir sua rede no Pa&i...

Veja mais
Coca-Cola e Avon juntam forças e ampliam promoção

Coca-Cola e Avon possuem uma força de vendas nada desprezível. Se somarem esforços - a fabricante d...

Veja mais
Escândalo do leite na China gera alerta global

O escândalo da contaminação de leite e derivados da China levou ontem a gigante rede de supermercado...

Veja mais
Para P&G, turbulência financeira afetará pouco a indústria e o varejo

A crise financeira americana deve durar pouco, na opinião do diretor global de operações da Procter...

Veja mais
Matriz energética vai definir futuro dos fabricantes

A matriz energética em cada região do planeta e as leis de controle de emissões começam a in...

Veja mais
L'Oréal investe no cabelo da brasileira

A L'Oréal acaba de lançar o primeiro produto da líder mundial dos cosméticos com a fó...

Veja mais
Dia abre mais lojas

O Dia, bandeira de pequenos supermercados de desconto do grupo Carrefour, inaugurou a sua sexta unidade em Ribeirã...

Veja mais
Pote de bezerro

Lançada há sete meses, a Hellmann's DeLeite contribuiu com 7,2 pontos para alçar a marca a 55,1% de...

Veja mais
Grandes redes trocam o tradicional hipermercado pelo novo 'atacarejo'

As três grandes varejistas - Carrefour, Wal-Mart e Grupo Pão de Açúcar - estão convert...

Veja mais