Acordo para aumentar exportação de cosméticos

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O Brasil e a Argentina devem celebrar ainda esta semana um acordo que prevê o reconhecimento mútuo pelas agências sanitárias dos dois países dos registros dos produtos de higiene pessoal e cosméticos. "O acordo deve possibilitar um incremento das exportações brasileiras à Argentina, que já é o nosso principal destino, particularmente de pequenas e médias empresas", afirmou João Carlos Basilio da Silva, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O acordo, disse, será assinado durante a décima Reunião de autoridades Sanitárias do Setor de Cosméticos da América Latina (Rasa), que acontece até amanhã, em São Paulo.

 

O executivo explicou que desde 2004 já existe a harmonização das leis e a entidade buscava o reconhecimento mútuo em todo o Mercosul. "Infelizmente não foi possível, mas vamos nos esforçar para obter esse reconhecimento em todos os países da América Latina", disse.

 

De acordo com ele, se esse reconhecimento já existisse, as exportações brasileiras de produtos de higiene beleza e cosméticos estariam na casa do US$ 1 bilhão por ano. As vendas internacionais deverão atingir US$ 650 milhões este ano, conforme previsão da Abihpec. Esse valor é 20,9% superior em relação aos US$ 537,5 milhões apurados em igual período do ano passado. "Com o reconhecimento mútuo, o crescimento das exportações seria 50% maior", disse Basílio. "A Colômbia, que possui o sistema de reconhecimento mútuo, exporta mais que o Brasil, embora possua um mercado dez vezes menor."

 

A América Latina é o principal mercado consumidor dos produtos brasileiros de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, responde por 65% das exportações nacionais.

 

Basilio afirmou o bom desempenho das vendas internacionais se deve em grande medida ao acordo feito com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em 2000, quando as exportações estavam na casa dos US$ 100 milhões. O câmbio, disse, só não afetou o desempenho porque os ganhos de produtividade, com o aumento de escala, foram repassados para os preços.

 

A 10ª Rasa faz parte da Semana Internacional de Negócios da Indústria da Beleza, da qual também faz parte a feira Cosmética, um Workshop de Planejamento Estratégico de Exportações, além de rodadas de negócios e um congresso de Cosmetologia e Estética.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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