Evialis acelera diversificação após assumir ativos da Cargill

Leia em 2min 20s

Os desdobramentos da compra das operações de nutrição animal da Cargill, concluída em maio, devem levar o grupo francês Evialis a ampliar sua participação no segmento de alimentação para animais domésticos. Com 3% de seu faturamento concentrado nessa fatia do mercado, a Evialis pode elevar esse percentual para até 10%, diz o diretor-presidente da companhia, Nilton Ribera Perez.

 

Isso ocorrerá porque a distribuição dos produtos da linha de pequenos animais passará a ser feita também na rede de distribuição que pertencia à Cargill, a maior que está sob o guarda-chuva da empresa. "O plano é de aumento de 50% nesse segmento, mas, a depender de quantos distribuidores serão incluídos, a receita pode duplicar ou até triplicar", afirma o executivo. 

 

A antiga rede da Cargill tem cerca de 300 distribuidores - as outras redes, Socil e Zoofort (especializada em confinamento), têm, respectivamente, 100 e 20 pontos de venda. Não é possível comparar as vendas da Evialis neste ano com as de 2007, já que a empresa cresceu muito depois da aquisição, diz Perez. Ele projeta receita total no Brasil entre R$ 450 milhões e R$ 500 milhões até dezembro. 

 

Toda a linha de nutrição para pequenos animais, antes identificada com a marca Socil, passará a ter a marca Evialis. A guinada, que inclui não apenas mudança de roupagem dos produtos, mas também de composição nutricional, chegará ao mercado efetivamente em outubro - um pré-lançamento foi feito neste mês. 

 

O mercado de alimentação para animais de companhia faturou US$ 3 bilhões em 2007. Para este ano, a projeção é de crescimento de 11%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (Anfal Pet). 

 

A distribuição na rede que pertencia à Cargill fará com que os distribuidores passem a comercializar produtos para pequenos animais. A Cargill atuava com a marca Purina, licenciada para a comercialização de produtos para outros segmentos, como bovinos, suínos e aves. 

 

A Purina tornou-se unidade de negócios da Cargill em 2001, quando foi formada a Cargill Nutrição Animal. O nome fantasia continuou sendo Purina, mas a marca foi licenciada pela Nestlé, que comprou parte da divisão de animais domésticos da Purina e que detém a exclusividade de uso da marca para produtos para animais de estimação. 

 

Perez afirma que, mesmo com a crise financeira, os planos de investimento da Evialis estão mantidos. "Os preços das matérias-primas devem continuar em alta, mas a demanda crescente permite repasses de preços", diz. A empresa pretende investir R$ 42 milhões nos próximos anos para ajustar a produção de suas fábricas e para o lançamento de novos produtos. 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Decreto para portos sai semana que vem

O ministro dos Portos, Pedro Brito, acredita que o decreto para a modernização da administraç&atild...

Veja mais
Laticínios pagam menos ao produtor

O preço médio do leite pago ao produtor no país caiu 6,04% em setembro na comparação ...

Veja mais
Abate de bovinos recua no trimestre e captação de leite sobe 17%, diz IBGE

O ritmo de abate de bovinos recuou 5,6% no país no primeiro semestre em comparação com o mesmo per&...

Veja mais
Fragilidade orgânica

Um redesenho no modelo de distribuição da rede Hortifruti expôs a fragilidade da agricultura org&aci...

Veja mais
Dia das Crianças desconhece crise

O Dia das Crianças tem tudo para se transformar em uma prova de fogo para o Natal e servir como um termômet...

Veja mais
Apelo saudável

As 20 mil sacolas retornáveis da rede Angeloni de supermercados, lançadas esta semana, duraram apenas dois...

Veja mais
Acordo para aumentar exportação de cosméticos

O Brasil e a Argentina devem celebrar ainda esta semana um acordo que prevê o reconhecimento mútuo pelas ag...

Veja mais
Panasonic pára produção de tubo e concentra forças na TV digital

Em agosto a Panasonic produziu os últimos televisores de tubo (CRT) no Brasil. A empresa japonesa, que produzia o...

Veja mais
Wal-Mart inicia expansão da rede de "atacarejo" Maxxi pela Bahia

Marca popular da divisão de atacado do Wal-Mart Brasil, a Maxxi Atacado começa a expandir sua rede no Pa&i...

Veja mais