Analistas divergem sobre força das vendas de linha branca

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A animação com o desempenho do mercado brasileiro este ano e nos próximos é vista com reservas por alguns analistas do setor. "O mercado de linha branca como um todo cresceu graças à redução do IPI, mas esse favorecimento já não existe este ano e o desempenho deve ser bem mais modesto, apesar de continuar positivo", diz Oliver Römerscheidt, analista da GfK.

 

Ainda assim, há quem aposte que 2010 promete, mesmo sendo ano de Copa do Mundo - quando a muitos consumidores preferem os eletroeletrônicos. "Nos primeiros quatro meses do ano, o crescimento em volume da venda de lavadoras e micro-ondas foi, respectivamente, de 38,5% e de 41,7%, acima da média de 18,2% de televisores", diz Olegário Araújo, gerente da Nielsen. Segundo ele, são categorias que estão diretamente relacionadas ao ganho de tempo da consumidora em casa, um apelo que tem muitas chances de manter as vendas em alta.

 

A briga promete ser boa entre as três grandes fabricantes de linha branca no país - Whirlpool, Electrolux e Mabe. Estas duas últimas, por sinal, protagonizaram uma disputa no Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) no ano passado. Depois da compra da Bosch Continental, a Mabe, que já era dona também das marcas GE e Dako, alardeou em campanha publicitária que havia se tornado a segunda no país no ranking de linha branca.

 

A Electrolux não gostou e em outubro entrou com ação no Conar para barrar a propaganda, que acabou saindo do ar. Procurada, a Mabe confirma que retirou a campanha "porque não há dados oficiais sobre a participação de mercado das empresas de linha branca no Brasil". (DM)

 

Veículo: Valor Econômico


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