Pilão transferiu sucesso para filhote Pilão Sabor de Verão, que permanecerá o ano todo e inspira o lançamento do Pilão Intenso
A venda de café no varejo, que responde por mais de 90% do faturamento da Sara Lee no Brasil, também entrou na estratégia de fortalecimento da marca Pilão. Mais suave que a versão tradicional, a edição especial Pilão Sabor de Verão fez tanto sucesso que permanecerá no portfólio da companhia o ano todo, e inspirou a criação de um produto irmão, o Pilão Intenso, para o inverno. “O Sabor de Verão chegou a representar 10%das vendas do Pilão Tradicional, e se estabilizou em um patamar de 8%”, diz o diretor de marketing da Sara Lee, Ricardo Souza.
Parcela de 8% da marca que tem hoje 37% do mercado paulista de café torrado e moído não é pouco. O Sabor de Verão chegou amarcar 3 pontos de participação em São Paulo, o que, para Souza, “mostra espaço para produtos novos com a marca Pilão”.
A previsão é que a marca em todos os segmentos cresça 7,2% em vendas em 2010. A primeira etapa da reativação do Pilão no varejo foi reformular as linhas de produtos solúveis, redesenhando todas as embalagens e alterando algumas fórmulas de produtos. O segundo passo é a extensão do portfólio, como Sabor de Verão e o Intenso. “Esperamos que o Pilão Intenso alcance o mesmo resultado da edição de verão”, afirma Souza. O lançamento é voltado para o inverno, mas também será vendido o ano inteiro.
Efeito indireto
A própria inauguração da Casa Pilão tem como base agregar valor à marca como um todo, afetando o café torrado e moído. “Crescer no mercado fora de casa traz um ganho duplo: agrega um novo e crescente canal de vendas e traz benefício de imagem para a marca como um todo”, diz Souza.
Veículo: Brasil Econômico