Somente para este ano estão previstas 15 filiais, quatro delas foram inauguradas na semana passada.
Transformar uma ideia em um grande negócio é o sonho de todo empreendedor. Essa pelo menos foi uma das apostas de Matheus Pereira Souza Neves, de apenas 20 anos, filho de Rono Neves, um dos fundadores do antigo supermercado Mineirão e sócio do grupo mineiro DMA Distribuidora S/A, ao inaugurar na semana passada, juntamente com o seu tio e sócio Flávio Souza, quatro unidades da rede de supermercados Opção, sendo uma no centro da Capital e três na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
E as investidas do jovem empresário não param por aí. De olho na ascensão por que passa o setor (expansão de 8,03% no acumulado do ano) e o crescente consumo das famílias, sobretudo do emergente público das classes C, D e E, até dezembro outras 11 lojas deverão ser inauguradas, todas na RMBH, cujos pontos já foram adquiridos.
Para os próximos anos, as perpectivas do jovem empresário são ainda melhores. "Pegando ‘carona’ no crescimento do consumo popular, em 2011 a estimativa é inaugurar, pelo menos, mais 30 estabelecimentos e, ao final de 2015, somar 100 supermercados Opção", previu otimista. Em média, são gerados 30 postos de trabalho por loja.
Embora o sócio-proprietário do Opção Supermercados não tenha revelado o valor do investimento, segundo estimativas de mercado o aporte médio para se abrir uma loja voltada para a classe popular gira em torno de R$ 2 milhões. Neves afirmou que as unidades da rede têm cerca de 600 metros quadrados e não possuem estacionamento próprio.
A primeira loja inaugurada da rede foi no centro de Belo Horizonte, com a bandeira Abadia (antigo proprietário do estabelecimento). O empresário revelou que vários critérios são analisados para escolher o local que abrigará uma filial da marca. "Fazemos uma análise da região para só depois aproveitarmos as oportunidades que aparecem. O consumidor é um grande aliado pois, após uma criteriosa pesquisa, detectamos as necessidades deles", explicou.
A rede de supermercados Opção disponibilizará para os clientes cerca de 8 mil itens, com preços bem inferiores aos praticados pela concorrência, conforme garantiu Neves. As lojas são divididas nas áreas de laticínios, açougue, hortifrutigranjeiros, bebidas, mercearia, congelados e higiene pessoal.
Supermercados - O setor supermercadista mineiro registrou expansão de 6,76% nas vendas de abril em relação ao mesmo mês de 2009, acumulando crescimento de 8,03% no ano. Já na análise mensal, houve queda de 2,04% durante abril na comparação com março. Os números fazem parte da pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).
De acordo com o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, a retração observada na análise mensal está dentro do previsto e não compromete as estimativas de expansão previstas para 2010. Rodrigues acredita que, ao final de 2010, o crescimento nas vendas seja de 6%.
Na avaliação do superintendente da Amis, embora o setor tenha sofrido de forma mais amena os reflexos da retração financeira durante 2009, esse quadro já foi revertido. "O impacto negativo foi absorvido e, hoje, estamos em condições bem melhores do que no período que antecedeu à crise", garantiu.
Veículo: Diário do Comércio - MG