As vendas de buquês de rosas vermelhas, tradicional presente do Dia dos Namorados, devem aquecer as vendas das floriculturas de Belo Horizonte. A data, juntamente com o Dia das Mães, é a melhor ocasião do ano para os lojistas do ramo, que esperam para 2010 resultados melhores do que os obtidos em 2009.
Na Floricultura Patrocínio, que possui além de uma loja virtual, dois pontos de venda na Capital, um no BH Shopping e outro em Lourdes, ambos na região Centro-Sul, as perspectivas são otimistas. Segundo um dos sócios da rede, Caryl Patrocínio, as vendas devem ser 15% superiores às de junho passado. "Em 2009, o Dia dos Namorados coincidiu com o feriado de Corpus Christi, o que atrapalhou um pouco o nosso resultado", disse.
Segundo ele, os buquês de rosas vermelhas nacionais e importadas, que custam R$ 68 e R$ 128, respectivamente, são o carro-chefe da data, e garantem o faturamento do dia. "Além disso, os clientes acabam comprando um complemento para o presente, como bombons e pelúcias, aumentando de R$ 30 a R$ 60 o tíquete."
Na loja de Lourdes, que fica aberta 24 horas, o Dia dos Namorados costuma intensificar o movimento. "Normalmente, realizamos vendas até a meia-noite, mas na data, os atrasados costumam comprar até às 2 horas da manhã", lembrou Patrocínio. Além do 12 de junho, o Dia das Mães e o Natal são as melhores datas para o setor, garantiu.
Para a proprietária da Flor de Lis, localizada no bairro Floramar, região Norte da Capital, Janaína Oliveira, não existe data que se compare ao Dia dos Namorados quando o assunto é "venda". "No Dia das Mães, mais pessoas compram, mas no dos namorados, os clientes gastam mais, garantindo faturamento maior", comparou. Segundo ela, os apaixonados investem, pelo menos, R$ 70, enquanto no Dia das Mães não passa de R$ 30. "Não posso nem comparar. Vendo 1.000% a mais nesse dia", disse.
Na Flor de Lis os clientes poderão encontrar o tradicional buquê de rosas por R$ 35. Para quem quiser inovar, a loja aposta em cestas que variam de R$ 55 a R$ 280. "Temos que aproveitar a data", comentou.
Calendário - Na floricultura Garden Center, na Savassi, região Centro-Sul, as expectativas são modestas. De acordo com a proprietária da loja, Ruth Rosenman, as vendas costumam ser inferiores quando o Dia dos Namorados coincide com o fim de semana, como neste ano, quando a data será comemorada no sábado. "Independente disso, os melhores resultados para a Garden Center ocorrem no Dia das Mães, quando vendemos 50% mais do que no dia 12 de junho", afirmou.
Para a proprietária da Flor de Lis, o fato do Dia dos Namorados ser em um sábado não influencia nas vendas, mas sim no modo dos clientes comprarem seus presentes. "Quando o dia 12 de junho é de segunda à sexta, normalmente preciso de mais motoqueiros, porque os clientes preferem que mandemos entregar o buquê. Já quando é em fim de semana, eles mesmos vêm à loja", comparou.
Apesar do resultado em 2009 ter sido menor do que o esperado na Linda Flor, floricultura localizada na Cidade Nova, região Nordeste, a empresária Lourdes Lemos aumentou em 100% a oferta de rosas vermelhas, prevendo um bom movimento no Dia dos Namorados. " sempre imprevisível. No ano passado, compramos demais e a mercadoria encalhou, mas estamos confiantes para 2010", disse.
Veículo: Diário do Comércio - MG