Agricultura espera credenciar 15 certificadoras de produtos orgânicos até o final do ano

Leia em 1min 30s

Até o final do ano, 15 certificadoras de produtos orgânicos devem se credenciar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A previsão é do chefe de Controle de Garantia de Qualidade Orgânica,da Coordenação de Agroecologia do ministério, Roberto Mattar.

 

“A gente está constatando um movimento de certificadoras para se credenciar no Ministério da Agricultura, além de um sistema participativo de garantia, que vai ter o mesmo status da certificação”, disse Mattar. Até agora, o número de certificadoras atuando no mercado de orgânicos nacional é inferior a dez.

 

Depois de certificadas, essas empresas terão o direito de usar a logomarca que identifica o produto orgânico do Brasil, como ocorre em outros países. Mattar confirmou que a realização de grandes eventos no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, amplia a necessidade de maior profissionalismo por parte do agricultor orgânico, em busca de maior qualidade para seu produto. Além disso, torna maior o grau de exigência em relação a um mercado ético e ao consumo consciente.

 

O Censo Agropecuário de 2006, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, revelou que o Brasil tem 90 mil produtores orgânicos, lembrou Mattar.

 

“É muita coisa. A gente trabalhava com um universo de 15 mil [produtores]”. A maior parte está no Nordeste, por causa da realização de pequenas feiras municipais e tem a produção liderada por mulheres, acrescentou ele.

 

O coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, participa no próximo dia 19 do Rio Orgânico/Mesa Tur, que o Planeta Orgânico promove no Rio de Janeiro em parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ).| Alana Gandra/ABr

 

Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Maggi traz novidades para o inverno

Empresa oferece produtos para manter uma alimentação equilibrada, com itens exclusivos, produzidos com cer...

Veja mais
Subindo

A gigante Walmart segue sua marcha para marcar presença no Nordeste.A empresa está construindo dois empree...

Veja mais
Confecção de Divinópolis vende mais

As encomendas da coleção outono/inverno feitas pelos lojistas junto ao polo de confecções de...

Veja mais
Marketing de risco é destaque na Copa

Empresas lançam promoções condicionadas a resultados no Mundial em que oferecem até a devolu...

Veja mais
Nestlé monta supermercado flutuante

Barco vai oferecer cerca de 300 produtos da marca para a população ribeirinha da Amazônia   F...

Veja mais
Abilio Diniz X Samuel Klein

Abílio Diniz, através da Globex, ofereceu R$ 1 bilhão para atender as reivindicações ...

Veja mais
Mais marcas têm vez no mercado de sorvetes

Este ano, consumo no país deve chegar a 1 bilhão de litros   Há dez anos, se um consumidor f...

Veja mais
Baggio Coffees muda de nome e foca mercado interno

A Baggio Coffees aposta nos cafés aromatizados para aumentar entre 5% e 8% o seu faturamento total, no pró...

Veja mais
Indústria de São Paulo faz menos contratações

A indústria paulista continua crescendo na geração de postos de trabalho. Os números de maio...

Veja mais