Indústria de São Paulo faz menos contratações

Leia em 2min 40s

A indústria paulista continua crescendo na geração de postos de trabalho. Os números de maio divulgados ontem pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) foram um pouco mais tímidos em relação a abril. Em maio foram criados 16.500 postos de trabalho, que correspondeu a 0,67% sem ajuste sazonal. Em abril, a indústria havia contratado com carteira assinada 28,5 mil trabalhadores que correspondeu a 1,27%, sem ajuste sazonal. No acumulado de maio de 2009 a maio deste ano, a indústria paulista registra a abertura de 66 mil novas vagas (2,73%). No acumulado do ano, houve avanço de 5,95% no emprego, que significa 139 mil contratações realizadas em 2010.

 

Pela primeira vez, desde o início da série em 2005, do total de 22 setores analisados apenas um apresentou comportamento negativo que foi equipamentos de transporte (-0,1). Os segmentos mais bem colocados são bebidas (2,3%) e fabricação de coque, petróleo e biocombustíveis (2,2%), que encerraram maio com crescimento praticamente igual. Na sequência vem equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com aumento de 1,7% das vagas.

 

A 6ª Diretoria Regional do Ciesp formada pelas regionais de Campinas, Indaiatuba e de Sorocaba apresentaram variação positiva na geração de postos de trabalho em maio. O melhor desempenho foi registrado no Ciesp Sorocaba. A regional que atende 47 municípios registrou variação positiva de 1,14%, um acréscimo de aproximadamente 1.100 postos de trabalho. Quando comparados os meses de maio dos anos de 2009 e 2010, temos um cenário melhor, pois em maio/2009 o resultado foi positivo em 0,42%. Em abril a regional também teve desempenho positivo de 0,98% e havia gerado 850 postos de trabalho. No ano, o acumulado é de 2,82%, um acréscimo de aproximadamente 2.750 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acréscimo é de 0,14%, o que equivale a aproximadamente 200 trabalhadores na região.

 

O índice do nível de emprego industrial no Ciesp Sorocaba foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (6,11%), Veículos Automotores e Auto Peças (1,90%), Metalurgia (0,62%), Produtos de Borracha e Plástico (0,25%) e Máquinas e Equipamentos (0,07%). O Ciesp Campinas ficou na segunda posição. O nível de emprego na regional, que atende 19 municípios, apresentou resultado positivo em maio de 0,42%, o que significou um acréscimo de aproximadamente 700 postos de trabalho na região.

 

Quando comparados os meses de maio de 2009 e 2010, temos um cenário melhor, pois em maio de 2009 o resultado foi negativo em -0,21%. Em abril o Ciesp Campinas teve variação positiva de 0,91% criando cerca de 1.450 vagas de trabalho. No ano, temos um acumulado de 3,04%, representando um acréscimo de aproximadamente 4.800 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o aumento é de 2,57%, o que equivale a aproximadamente 4.100 trabalhadores na região.

 

O índice do nível de emprego no Ciesp Campinas foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Veículos Automotores e Autopeças (1,34%), Produtos de Metal exceto Máquinas e Equipamentos (1,34%), Produtos Alimentícios (0,60%), Produtos de Borracha e Plástico (0,51%) e Produtos Químicos (0,29%).

 


Veículo: DCI


Veja também

Coop projeta ganhos com vendas para Copa e São João

No setor supermercadista, uma das maiores do segmento e de forte atuação no ABC Paulista, Cooperativa de C...

Veja mais
Vendas de última hora disparam no varejo

As vendas consideradas de "última hora" entre os períodos de Dia dos Namorados e da abertura da Copa do Mu...

Veja mais
Natura lança hoje marca de perfume e acirra disputa com Avon e Boticário

A Natura irá anunciar hoje a criação de uma nova marca - a primeira a ser lançada pela empre...

Veja mais
Venda verde-amarela

A Copa do Mundo impulsionou as vendas na primeira quinzena de junho e, junto com a chegada do frio, alterou o desempenho...

Veja mais
Na telinha

Impulsionado pela Copa, o volume de vendas de TVs cresceu 482% em maio deste ano na comparação com o mesmo...

Veja mais
Nestlé e CEF lançam mercado e agência flutuantes no Norte

A Nestlé e a Caixa Econômica Federal lançam supermercado e agência flutuantes para atender com...

Veja mais
Exportação recorde trava porto de Santos

Vendas externas se recuperam e congestionamento de caminhões demonstra gargalo no maior porto do país &nb...

Veja mais
Varejo cresce 9,1% em abril

As vendas do comércio varejista cresceram 9,1% em abril, na comparação com igual mês do ano p...

Veja mais
Copa e frio embalam comércio

Levantamento mostra aumento de 10,7% nas vendas a prazo realizadas na primeira quinzena de junho, acompanhado de queda n...

Veja mais