Dia dos Pais: Encomendas já estão até 10% maiores

Leia em 3min 30s

Aumento do poder de compra e facilidade de crédito deixam lojistas animados.

 

As encomendas para o Dia dos Pais deste ano estão até 10% maiores do que em igual perído de 2009. Faltando menos de um mês para a data, as lojas especializadas em artigos masculinos já estão recebendo as peças que irão compor os estoques. Conforme os lojistas, o aumento do poder aquisitivo do consumidor, aliado às facilidades de pagamento, deve atrair os clientes e incrementar as vendas.

 

Para o proprietário da Sketch, Joaquim Carlos Lima, a data é considerada a segunda melhor em termos de negócios do ano, perdendo apenas para o Natal. Segundo o empresário, as encomendas em 2010 estão até 10% maiores do que no mesmo período do ano passado. As peças devem chegar na próxima semana. " preciso aproveitar o bom momento pelo qual passa a economia brasileira. Além disso, os pais estão mais vaidosos e preocupados em manter uma boa aparência, o que contribui para os negócios", explicou.

 

De acordo com Lima, a possibilidade de parcelamento das compras também tende a aumentar o tíquete médio. "A renda do consumidor cresceu e a facilidade de acesso ao crédito seguiu o mesmo ritmo. Muitas vezes, o cliente passa a levar um maior número de peças pela forma de pagamento que é disponibilizada", avaliou.

 

O empresário ressaltou ainda que 70% das vendas - nas 16 lojas da Capital - são realizadas por meio de cartões de crédito e de débito, e que a expectativa é de que a unificação das máquinas reduza os encargos pagos atualmente às operadoras. Segundo ele, foram feitas algumas propostas, inclusive com benefícios no valor do aluguel dos equipamentos, mas a negociação só irá acontecer após o aumento da concorrência.

 


Inverno - Na loja do O Grande Camiseiro, no centro de Belo Horizonte, os pedidos para o Dia dos Pais deste ano cresceram 10% frente ao mesmo período de 2009. Conforme o proprietário da empresa, Geraldo Gomes Júnior, o incremento se deve ao inverno mais rigoroso e à data comemorativa, que é a segunda melhor para os negócios. "A formação do estoque foi planejada com antecedência, para suprir a demanda que começou na segunda quinzena de julho", explicou Gomes Júnior.

 

De acordo com o empresário, no primeiro semeste de 2010 o faturamento aumentou 20% na comparação com igual intervalo do exercício anterior. Segundo ele, o crescimento se deve ao aumento da renda do trabalhador e também à alta no consumo das famílias. A expectativa é de elevação das vendas entre julho e dezembro deste ano.

 

Segundo Gomes Júnior, a unificação das máquinas de cartão de crédito e de débito é positiva para o mercado. Para ele, o consumidor será beneficiado caso ocorra uma redução do aluguel dos equipamentos e dos encargos. "As taxas prejudicam o aumento da receita e são repassadas aos clientes. Estamos analisando as propostas para que o custo tenha queda", afirmou.

 

Otimismo - Na Fatuello, o Dia dos Pais também é aguardado com otimismo. Para atender ao crescimento da demanda, as encomendas aumentaram 10% ante o mesmo período do ano passado. De acordo com um dos sócios da empresa, Ronaldo Lima, as vendas ganham ritmo no segundo semestre, o que já é percebido no Dia dos Pais. "Ampliamos algumas das sete unidades e a vitrine será responsável por atrair o cliente", avaliou.

 

Conforme Lima, a Copa do Mundo de 2010 prejudicou os negócios da empresa, já que o horário de funcionamento das lojas foi reduzido. "Além disso, de janeiro a junho o consumidor estava adquirindo produtos de outros segmentos como eletroeletrônicos, o que interferiu negativamente nos negócios", avaliou.

 

O empresário afirmou estar sofrendo pressão de credenciadoras de cartões - Redecard e Cielo - para o fechamento de contrato das máquinas unificadas. Entretanto, ele não irá concluir o negócio antes da entrada de concorrentes no mercado. Para Lima, isso irá reduzir as tarifas pagas atualmente.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Whirpool e Elgin apostam em demanda por ar condicionado

Grandes fabricantes de condicionadores de ar preparam-se para atender à demanda do próximo verão. A...

Veja mais
Agências de publicidade veem crescimento de até 50% no ano

Depois de um primeiro semestre movimentado, com crescimento de compra de mídia graças à Copa do Mun...

Veja mais
Expansão

Apesar de a rede Magazine Luiza negar a informação, tudo indica que sua aterrissagem em solo carioca est&a...

Veja mais
Palmito

O palmito cultivado por pequenos agricultores do sul da Bahia ganhou o mundo. É que a cooperativa Coopalm fechou ...

Veja mais
Confiança na marca, pé atrás com o produto

Pesquisa mostra que 75% conhecem Inmetro, mas há dúvidas sobre certificação de brinquedos, e...

Veja mais
Água de Cheiro ganha fôlego com Globalbras

Sob nova direção, marca criada pela empresária mineira Beth Pimenta deixa concordata para trá...

Veja mais
Invenção transforma administrador em microempresário

Leopoldo Almeida criou um abridor de sachês de ketchup, ganhou prêmio nos EUA e já vendeu mais de 50 ...

Veja mais
Investimento na cadeia produtiva valorizará o café conilon

No último levantamento de safra, a Conab estimou a produção de café no Espírito Santo...

Veja mais
Vendas no varejo têm acomodação em junho

Segundo analistas do setor, haverá um crescimento menor do consumo no segundo semestre   Analistas de vare...

Veja mais