Aumento do poder de compra e facilidade de crédito deixam lojistas animados.
As encomendas para o Dia dos Pais deste ano estão até 10% maiores do que em igual perído de 2009. Faltando menos de um mês para a data, as lojas especializadas em artigos masculinos já estão recebendo as peças que irão compor os estoques. Conforme os lojistas, o aumento do poder aquisitivo do consumidor, aliado às facilidades de pagamento, deve atrair os clientes e incrementar as vendas.
Para o proprietário da Sketch, Joaquim Carlos Lima, a data é considerada a segunda melhor em termos de negócios do ano, perdendo apenas para o Natal. Segundo o empresário, as encomendas em 2010 estão até 10% maiores do que no mesmo período do ano passado. As peças devem chegar na próxima semana. " preciso aproveitar o bom momento pelo qual passa a economia brasileira. Além disso, os pais estão mais vaidosos e preocupados em manter uma boa aparência, o que contribui para os negócios", explicou.
De acordo com Lima, a possibilidade de parcelamento das compras também tende a aumentar o tíquete médio. "A renda do consumidor cresceu e a facilidade de acesso ao crédito seguiu o mesmo ritmo. Muitas vezes, o cliente passa a levar um maior número de peças pela forma de pagamento que é disponibilizada", avaliou.
O empresário ressaltou ainda que 70% das vendas - nas 16 lojas da Capital - são realizadas por meio de cartões de crédito e de débito, e que a expectativa é de que a unificação das máquinas reduza os encargos pagos atualmente às operadoras. Segundo ele, foram feitas algumas propostas, inclusive com benefícios no valor do aluguel dos equipamentos, mas a negociação só irá acontecer após o aumento da concorrência.
Inverno - Na loja do O Grande Camiseiro, no centro de Belo Horizonte, os pedidos para o Dia dos Pais deste ano cresceram 10% frente ao mesmo período de 2009. Conforme o proprietário da empresa, Geraldo Gomes Júnior, o incremento se deve ao inverno mais rigoroso e à data comemorativa, que é a segunda melhor para os negócios. "A formação do estoque foi planejada com antecedência, para suprir a demanda que começou na segunda quinzena de julho", explicou Gomes Júnior.
De acordo com o empresário, no primeiro semeste de 2010 o faturamento aumentou 20% na comparação com igual intervalo do exercício anterior. Segundo ele, o crescimento se deve ao aumento da renda do trabalhador e também à alta no consumo das famílias. A expectativa é de elevação das vendas entre julho e dezembro deste ano.
Segundo Gomes Júnior, a unificação das máquinas de cartão de crédito e de débito é positiva para o mercado. Para ele, o consumidor será beneficiado caso ocorra uma redução do aluguel dos equipamentos e dos encargos. "As taxas prejudicam o aumento da receita e são repassadas aos clientes. Estamos analisando as propostas para que o custo tenha queda", afirmou.
Otimismo - Na Fatuello, o Dia dos Pais também é aguardado com otimismo. Para atender ao crescimento da demanda, as encomendas aumentaram 10% ante o mesmo período do ano passado. De acordo com um dos sócios da empresa, Ronaldo Lima, as vendas ganham ritmo no segundo semestre, o que já é percebido no Dia dos Pais. "Ampliamos algumas das sete unidades e a vitrine será responsável por atrair o cliente", avaliou.
Conforme Lima, a Copa do Mundo de 2010 prejudicou os negócios da empresa, já que o horário de funcionamento das lojas foi reduzido. "Além disso, de janeiro a junho o consumidor estava adquirindo produtos de outros segmentos como eletroeletrônicos, o que interferiu negativamente nos negócios", avaliou.
O empresário afirmou estar sofrendo pressão de credenciadoras de cartões - Redecard e Cielo - para o fechamento de contrato das máquinas unificadas. Entretanto, ele não irá concluir o negócio antes da entrada de concorrentes no mercado. Para Lima, isso irá reduzir as tarifas pagas atualmente.
Veículo: Diário do Comércio - MG