Depois de um primeiro semestre movimentado, com crescimento de compra de mídia graças à Copa do Mundo, agências como Y&R, Grey, Loducca.MPM, Africa e Dentsu anunciam novas campanhas e ações para o segundo semestre e para a Copa do Mundo de 2014, com um crescimento de até 50% em 2010. Até maio, a receita das 50 maiores agências somou R$ 16,6 bilhões.
A maior agência em compra de mídia do País, a Young & Rubicam (Y&R), acaba de lançar uma nova campanha para a linha de refeições prontas da Perdigão que prevê veiculação nacional e contempla filme para TV fechada e cinema, e mídia impressa e on-line. A agência também fechou patrocínio da Cielo ao espetáculo "O Médico e o Monstro", em cartaz em São Paulo, e da Bradesco Prime ao Festival de Inverno de Campos do Jordão. A previsão de crescimento em 2010 é de 10% em relação ao desempenho de 2008, já que em 2009 a agência perdeu uma conta importante, a da cerveja Nova Schin. Graças a aportes de anunciantes como Casas Bahia, Ponto Frio, Vivo, TAM, Perdigão e Bradesco Cartões, totalizou, até maio, investimento em compra de mídia de R$ 1,961 bilhão.
Em franca expansão, a Grey Brasil (antiga Matos Grey) espera repetir o crescimento de 50% registrado em 2009, quando obteve receita de R$ 251,5 milhões. Com a expansão de investimentos de clientes como Procter & Gamble e Mercedes Benz (caminhões) este ano, a agência somou, até maio, R$ 121,8 milhões e espera um segundo semestre ainda melhor. "Os clientes estão aproveitando o bom momento para construir marca e têm planos de lançar marcas novas. Estamos trabalhando em algumas", diz Riccardo Ferraris, presidente da Grey no Brasil e América Latina.
Segundo o executivo, o crescimento também virá com a ativação de clientes da rede de outros países no Brasil e com novas contas conquistadas em concorrências. A agência acaba de conquistar a conta da fabricante Hasbro Brinquedos.
Com a meta de estar entre as 15 maiores agências do País ainda em 2010, a Loducca.MPM está otimista em relação aos investimentos dos anunciantes no segundo semestre. Até maio, a agência chegou à 17ª posição do ranking do Ibope, com compra de mídia de R$ 360 milhões. Em 2009, antes da fusão, Loducca e MPM ocupavam, respectivamente, a 26ª e 28ª colocação. "Algumas contas nossas cresceram na mídia, estão investindo mais, especialmente aqueles em que a disputa é maior. Há uma tendência promocional", afirma Celso Loducca, presidente da agência. Entre os anunciantes de segmentos aquecidos da agência, estão Peugeot, a fabricante de motos Dafra, a mineradora Vale, a rede de varejo Leroy Merlin e as empresas de telecomunicações GVT e Nextel.
Conforme o empresário, este ano a agência não está com foco em concorrências para se dedicar à integração entre as agências. "Estamos buscando pessoas seniores no mercado em várias áreas, principalmente em criação, planejamento e digital", diz.
Copa 2014
Com expectativa de crescer 20% este ano, a agência Africa entra na mídia com a nova campanha do Itaú para a Copa de 2014, da nova lata da Brahma e de ações ligadas ao futebol para a Seara. Até maio, a agência alcançou R$ 582,2 milhões em receita de mídia, segundo o Ibope. "Os últimos três meses foram excelentes. Esperamos fechar o ano com um resultado 20% maior que o de 2009 e estamos confiantes no investimento dos anunciantes para a Copa de 2014", declarou Márcio Santoro, presidente da agência.
A agência já começou a planejar ações relacionadas à Copa de 2014 para Itaú, Brahma e Seara (que este ano também patrocinaram a Copa da África do Sul) que terão início em 2013, na Copa das Confederações. Toda a diretoria da agência esteve na África do Sul para identificar ações que poderão ser feitas na edição brasileira do evento. "A Copa de 2010 se mostrou muito forte em mídia digital. Vamos nos preparar nessa área, por que a próxima Copa será ainda mais forte", ressaltou.
Outra agência que pretende ampliar ações ao mundial de futebol no Brasil é a japonesa Dentsu, que detém, há mais de 20 anos, os direitos de comercialização das cotas de patrocínio da Copa do Mundo da Fédération Internationale de Football Association (Fifa) e dos Jogos Olímpicos. A rede, que atua em publicidade no Brasil desde 2004, acaba de lançar no País uma operação de esporte e entretenimento. O objetivo é oferecer os novos serviços aos clientes que atende no Brasil, como Toyota, Sony, Ajinomoto, Electrolux, Abbott, Embraer e Hisamitsu. A operação será comanda por Marcio Leone, ex-diretor- -geral de atendimento da DPZ, e terá 20 funcionários. "Vemos no Brasil um imenso potencial para esportes, música, espetáculos e eventos proprietários, principalmente com dois acontecimentos de dimensão mundial", salientou Akira Suzuki, diretor-geral da Dentsu na América Latina.
Veículo: DCI