A indústria se prepara para a venda comemorativa do Dia dos Pais, com lançamentos e promoções, numa tentativa de tornar a data tão importante quanto o Dia dos Namorados. Não é uma algo fácil de ser feito. Enquanto a comemoração do mês de junho envolve a venda de produtos para homens e mulheres, e se chega a lançar linhas completas para ambos os sexos, no Dia dos Pais a indústria tem, historicamente, mostrado basicamente um produto novo ao mercado.
O Boticário desembolsou R$ 19 milhões em desenvolvimento de produto e mídia de uma nova fragrância, a Quasar Ônix, dentro da meta de ampliar em 25% as vendas na data comemorativa em relação a 2009. "O Dia dos País tem ganhado proporção no nosso negócio", diz Tatiana Ponce, gerente nacional do Boticário. "Nosso estudos mostram que 61% dos homens se preocupam com a própria beleza e 72% deles escolhe a marca e o tipo de produto sem interferência de outros", afirma ela.
Segundo a Natura, a data ainda figura em quarto lugar entre as mais importantes para a companhia, "mas tem sido ampliado o número de ações em termos de ofertas para esse público consumidor", diz a gerente de marketing da Natura, Claudia Klingelfus Pinheiro. A empresa lançou para a data o perfume Natura Essencial Exclusivo, que será vendido com quase 20% de desconto do preço original (o produto continuará no portfólio da companhia).
A maior demanda por produtos masculinos nessa época do ano também pode ganhar algum impulso, dizem as empresas, com a atenção maior da indústria em relação ao "Dia do Homem", que acontece em 15 de julho. A Associação Comercial de São Paulo identificou neste ano mais promoções nas lojas para a data.(AM)
Veículo: Valor Econômico