Camil compra Brasfrigo e entra no setor de atomatados

Leia em 2min 20s

A Camil, maior processadora de arroz e feijão da América Latina, com faturamento de R$ 1,4 bilhão no ano passado, comprou a Brasfrigo Alimentos, fabricante de atomatados e vegetais em conserva, dona das marcas Jurema, Tomatino e Jussara. O valor do negócio, fechado no mês passado, não foi divulgado, mas a informação foi confirmada pela Camil. A estratégia da empresa é diversificar seu leque de produtos, hoje concentrado basicamente em arroz, feijão, alguns grãos e óleo de girassol.

 

A Brasfrigo, que pertencia ao grupo mineiro BMG, controlador do banco BMG, tem 77 produtos diferentes, entre molhos de tomate, extratos, maionese, catchup, mostarda, vegetais em conserva (como milho e ervilha), molhos para salada, temperos, sopas e caldos. Sua sede administrativa fica em São Paulo e a fábrica em Luziânia, interior de Goiás. A Brasfrigo fatura R$ 350 milhões ao ano. É a maior processadora nacional de milho para conserva, com 150 mil toneladas por ano. Investiu cerca de R$ 60 milhões entre 2008 e 2010 em sua unidade industrial e seu crescimento projetado para este ano é da ordem de 20%.

 

A Camil vinha sofrendo com a mudança de hábitos de alimentação do brasileiro, uma vez que o carro-chefe da companhia - o arroz - vem sendo menos consumido. Segundo a Nielsen, as vendas em volume do produto vêm caindo na casa dos 5% nos últimos anos. O mesmo acontece com o feijão. O consumo interno, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), caiu de 3,63 milhões de toneladas na safra 2007/2008 para 3,5 milhões de toneladas nos anos seguintes (2008/2009 e 2009/2010).

 

Essa mudança na alimentação do consumidor foi uma das razões da queda de 12,8% no faturamento da Camil entre 2009 e 2008. Também houve arrocho nos preços do arroz e do feijão no ano passado.

 

O consumo de molho de tomate - o principal produto da Brasfrigo - vem crescendo. As vendas em quilos, conforme a Nielsen, subiram de 156,1 milhões em 2008 para 177,6 milhões no ano passado, uma alta de 13%.

 

Mas a rentabilidade dos atomatados, para a indústria, tem sido espremida pelo número de concorrentes, que aumentou consideravelmente nos últimos anos. A Unilever, dona das marcas Elefante e Pomarola, anunciou que está negociando a venda da linha de produção de todos os produtos de tomate, situada em Goiânia (GO). A Siol, da marca Saúde está à venda.

 

A Camil é vista como uma empresa com poder de fogo para investir no setor. Fundada por Jairo Quartiero, a companhia prevê para este ano investimentos entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões para ampliação da capacidade instalada do grupo.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Embarque de café torrado volta a crescer

As exportações brasileiras de café industrializado -torrado e moído - devem voltar a crescer...

Veja mais
Pai no mesmo status do namorado

A indústria se prepara para a venda comemorativa do Dia dos Pais, com lançamentos e promoçõe...

Veja mais
Sephora encurta prazo para abrir loja

A Sephora, uma das maiores redes varejistas de cosméticos do mundo, já negocia a abertura de lojas no Bras...

Veja mais
Cenoura & Bronze oferece proteção diária contra os efeitos do sol

Linha de protetores solares alerta sobre a importância de seu uso no dia-a-dia e a preocupação com a...

Veja mais
Brasileiro Luiz Fazzio assume comando do Carrefour no País

O Carrefour anunciou ontem que o novo diretor superintendente do grupo no Brasil é Luiz Fazzio, em substitui&cced...

Veja mais
Nova linha de sabonetes em barra OX Plants Vegetal chega ao mercado

Com ativos vegetais que protegem e mantêm a saúde da pele, os sabonetes hidratam e garantem um banho nutrit...

Veja mais
Agência Gringo conquista a conta do Magazine Luiza

A Agência Gringo conquista sua primeira conta de varejo e promete inovação para o e-commerce da marc...

Veja mais
Creme para prevenção de assaduras é indicado ao recém-nascido

As assaduras ou Dermatite das Fraldas, nomenclatura utilizada pelos médicos, deixam qualquer mamãe nervosa...

Veja mais
Yoki lança o inédito Sopão de Ervilha com Amaranto

Para aquecer a estação mais fria do ano, a Yoki Alimentos apresenta o novo Sopão de Ervilha e Amara...

Veja mais