Produtos vegetais seguem padronização

Leia em 1min

No Brasil, os movimentos para padronizar produtos vegetais surgiram ainda no século 19. O primeiro padrão do algodão ocorreu em 1925. Já as regras para bananas, frutas cítricas e abacaxi surgiram em 1931. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, diz que a classificação e fiscalização de produtos agrícolas, pecuários e de matérias-primas destinadas à exportação tornaram-se prerrogativas do ministério apenas em 1938. "Atualmente, cabe ao ministério fiscalizar, por ano, cerca de nove milhões de toneladas de itens importados ou produzidos no País para o mercado interno", diz.

 


As análises dos produtos vegetais que chegam ao Brasil são de responsabilidade dos fiscais federais agropecuários do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que atuam em portos, aeroportos e postos de fronteiras. Já a fiscalização no mercado interno, cabe aos profissionais dos Serviços de Inspeção de Produtos Vegetais, distribuídos nas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs), em todas as unidades da federação.

 


Veículo: DCI


Veja também

Jequiti abre primeira fábrica no país em 2013

Cosméticos: Empresa do Grupo SS terá três centros de distribuição até 2012 &nb...

Veja mais
Venda de laranja "in natura" segue lenta em São Paulo

A venda de laranja in natura continua lenta nas regiões paulistas, conforme pesquisas do Cepea. Na maioria dessas...

Veja mais
Fabricante abre loja para "educar" consumidor

O mercado informal contiua crescendo e já movimenta quase R$ 600 bilhões, equivalentes a 18,5% do Produto ...

Veja mais
Transporte

Automóveis e pequenos veículos de carga, movidos a gás natural, são comuns nas estradas e ru...

Veja mais
O esmalte virou objeto de culto

Com o surgimento de cores novas, as vendas dispararam e os vidrinhos viraram item de coleção. A culpa toda...

Veja mais
Como membros da família, cães e gatos aquecem mercado de rações

Segmento de alimentos premium e superpremium para pets vira centro da estratégia de empresas como Evialis e Premi...

Veja mais
Preocupação com mídias sociais gera empregos nas corporações

Mercado corporativo está cada vez mais interessado no que o consumidor diz publicamente e abre espaço para...

Veja mais
Cresce disputa no mercado de sabonetes antibacterianos

Acostumada a reinar absoluta com a marca Protex, a Colgate-Palmolive está ganhando de uma vez só cinco nov...

Veja mais
Nova versão do Cheetos

A Pepsico lança hoje, em Curitiba, um novo produto de seu portfólio "saudável": o Cheetos, tradicio...

Veja mais