Consumidor animado com Dia dos Pais

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O Dia dos Pais deverá levar boa parte dos consumidores da Capital às lojas no início do mês. De acordo com a pesquisa "Sondagem de Opinião do Consumidor: Dia dos Pais 2010", divulgada ontem pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), 55,4% dos belo-horizontinos planejam fazer compras para a data. Conforme o levantamento, 71% dos consumidores pretendem gastar de R$ 30 a R$ 100; 16,1%, menos de R$ 30; e 9,7%, entre R$ 100 e R$ 150. Somente para 3,2%, o presente deverá custar mais do que R$ 150.

 

O preço deve pesar na escolha para 36,5% dos entrevistados, enquanto o bom atendimento será determinante para 20,8%. A seguir vem o poder de atração das vitrines (14,7%) e as condições de pagamento (10,2%).

 

Mais uma vez, os artigos de uso pessoal são os líderes na preferência dos consumidores, com destaque para roupas (48%) e calçados (20%). Os CDs e DVDs (9,6%) e perfumes (8,8%) também se destacam.

 

O cartão de crédito, mais uma vez, aparece como a forma preferida de pagamento. Ao todo, 62,2% dos entrevistados disseram que vão utilizar o "dinheiro de plástico". Somente 20,5% planejam pagar à vista, evitando dívidas. Juntas, as demais formas de pagamento somam 17,3%.

 

Na avaliação da coordenadora do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia de Araújo, a margem de 44,6% dos consumidores que responderam não planejar compras para a data abre espaço para a atuação dos lojistas.

 

"Este é um indicativo de que a data precisa ser melhor trabalhada pelos empresários. Afinal, ainda é alto o número de pessoas que não possuem o hábito de comprar presentes. Estas formam um mercado em potencial", disse.

 

Conforme Silvânia, a data coincide com o período de liquidações de artigos de inverno e com os lançamentos de novas coleções, o que gera um ambiente de oportunidades de negócios. "Neste ano, como estamos com uma conjuntura econômica saudável, de baixo desemprego, crédito facilitado e aumento da renda, há formação de todas condições necessárias para ampliação de consumo", afirmou.

 

Para ela, como o Dia dos Pais aparece como a primeira data comemorativa do segundo semestre, o resultado dos negócios para os lojistas poderá configurar um termômetro do comportamento dos consumidores para o período. A economista alerta ainda que os varejistas devem se manter atentos ao tripé preço, mix de produtos e atendimento. "Estes permanecem sendo os fatores determinantes na hora do consumidor confirmar a compra", disse.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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