Nutrhouse compra Delakasa

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Em 2007, a curitibana já havia assumido 73% do controle da indústria mineira.

 

O setor de alimentos, um dos carros-chefes em fusões e aquisições no Brasil, concluiu esta semana mais uma operação. A curitibana Nutrhouse Alimentos Ltda, detentora da marca Vitao, assumiu o controle da Produtos Alimentícios Delakasa Ltda, sediada em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais. Em 2007, a empresa já havia adquirido 73% do capital. De acordo com o diretor comercial da Nutrhouse, Edouard Thomé, foram investidos R$ 1,1 milhão na aquisição dos 27% restantes. Por questões estratégicas, ele não revelou o valor total da compra.

 

"A grande dificuldade da Delakasa para expandir-se no mercado nacional estava ligada à logística de distribuição. A frota disponível era insuficiente para atender a demanda de clientes fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Minas Gerais. Com a aquisição, ficou viável fechar contratos em outras regiões do país", explicou.

 

Conforme Thomé, a razão social será unificada - Nutrhouse Alimentos Ltda -, mas os produtos da Delakasa - uma linha composta por doces de frutas, de leite e de ovos, somando 60 itens, sendo 25 tradicionais e 35 diets - continuarão carregando a marca da empresa mineira.

 

"As indústrias vão atuar separadamente na fabricação e de forma compartilhada no setor comercial, sendo que os produtos serão distribuídos para todo o território nacional (há centrais de distribuição no Rio de Janeiro e em São Paulo)", explicou.

 

De acordo com o diretor comercial, o mercado mineiro está entre os três mais importantes para a Nutrhouse, por isso, os investimentos na abertura de novos pontos de vendas têm aumentado no Estado. "Atualmente, são 3,5 mil revendas em Minas Gerais, que vão desde supermercados a farmácias e lojas de produtos naturais."

 

Distribuição - Após a aquisição da Delakasa, o próximo passo, segundo Thomé, é equiparar o número de pontos de vendas das duas empresas. Hoje, a Nutrhouse possui 25 mil por todo o Brasil, enquanto a Delakasa 8 mil. "A estimativa é de que a marca Delakasa esteja presente, até o final deste ano, em cerca de 20 mil estabelecimentos do país". Atualmente, a empresa mineira já opera no limite da capacidade instalada, com a produção anual de 700 toneladas de alimentos.

 

Os investimentos previstos para a expansão da produção da Delakasa ultrapassam R$ 3,3 milhões. De acordo com o diretor comercial, o aporte será destinado à ampliação da área da empresa e aquisição de novos equipamentos. "Estima-se que só a Delakasa fature R$ 10 milhões neste ano."

 

Thomé adiantou que, ainda em 2010, a Nutrhouse irá adquirir outra empresa, atuante no segmento de produtos diets. "Além disso, até o final de 2011, já estudamos nova aquisição. Essa política garante a expansão e consolidação rápida no mercado nacional", afirmou.

 

Para Thomé, o setor alimentício se manterá em crescimento nos próximos anos, sobretudo porque ele foi um dos poucos que passou ileso pela crise econômica no ano passado. "Prova disso, são os investimentos da Nutrhouse no mix de alimentos integrais e na ampliação e modernização das instalações industriais."

 

Segundo ele, os aportes possibilitaram um crescimento de 80% no faturamento em apenas cinco anos. Em 2009, a empresa faturou R$ 60 milhões e a expectativa é de chegar a R$ 70 milhões neste ano após a aquisição da Delakasa. "Diante do histórico de desenvolvimento da empresa, este pode ser considerado um crescimento mínimo. Para atingir o objetivo, contaremos com a introdução de novos produtos no mercado, principalmente a linha de chocolate de soja."

 

Atualmente, a marca Vitao possui 85 produtos, entre eles destacam-se as linhas de cookies e granolas, os itens desenvolvidos para dietas especiais, produtos derivados da soja, farináceos integrais e principalmente a linhaça, "que obteve surpreendente desempenho em 2009". A empresa emprega 231 colaboradores diretos e outros 754 de forma indireta.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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