Depois de três aquisições em menos de um ano e de um crescimento de 187% nos últimos seis anos, a empresa Nutrin, 5ª ranking brasileiro do ramo de refeições coletivas empresariais, tem a meta de faturar R$ 1 bilhão até 2015 no nordeste brasileiro ao implantar mais 80 restaurantes em empresas com planta na região até 2011. O investimento inicial previsto é de R$ 20 milhões. Nos últimos 15 dias a empresa investiu quase R$ 3 milhões na instalação de três novas unidades: na transportadora Cometa Rapidão, na fábrica da Pepsico - ambas em Recife (PE) - e no restaurante da Consórcio Construtor, construtora responsável pela transposição do Rio São Francisco, na Paraíba. As três empresas somam 2,5 mil refeições por dia.
A escolha da Nutrin pela Cometa Rapidão, de acordo com Nawton Samico, diretor de RH da empresa, gerou uma alta redução de custo à transportadora, em comparação com a empresa anterior. "São quase 1.200 colaboradores, e no montante, a diferença é grande", salienta. Segundo a Nutrin, a economia foi de 4%, e comparado a vale-refeição a redução seria ainda maior: cerca de 40%. Com 38 anos no mercado, origem paulistana e sede fabril em Americana (SP), a Nutrin possui 330 clientes aos quais atualmente fornece mais de 170 mil refeições por dia. Em 2009 a Nutrin gerou receita bruta de R$ 145 milhões e, neste ano, prevê crescer 25%, passando de R$ 180 milhões. "Atualmente, nosso market share é de 2,5%, mas o objetivo é aumentar a participação no mercado com novas aquisições", adiantou Aderbal Nogueira, CEO da Nutrin.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc), a empresa é a 5ª colocada no ranking do segmento de refeições coletivas no País, ante as quatro primeiras, respectivamente: GRSA, Gran Sapore, Puras e Sodexo. Conforme a Aberc, o setor cresceu 2,3% em 2009, o que representa um faturamento de R$ 9,8 bilhões por conta de 8,5 milhões de refeições por dia. A perspectiva da associação para 2010 é obter faturamento de R$ 10,8 bilhões, com índice de crescimento em torno de 10%, e alcançar a produção de 9,4 milhões de refeições por dia.
Aquisições
Mesmo com o impacto negativo da indústria diante da crise econômica mundial no primeiro semestre de 2009, nos últimos 12 meses a Nutrin adquiriu 50% da Gran Vittoria, empresa do mesmo segmento com mercado fortalecido em Minas Gerais, além da Nutrimisa, marcando sua entrada estratégica no sul do País.
Com a mais recente compra, a da Pro-Nutri, empresa paulista e com operações em Goiás, o objetivo da Nutrin foi fortalecer sua atuação no Estado de São Paulo e entrar no mercado goiano. Para isso, abocanhou 60% das suas ações da Pro-Nutri. As três aquisições somaram cerca de 100 novos contratos de clientes para a carteira da Nutrin. "Em dois anos, pretendemos chegar ao 2º lugar do ranking. Para isso, já estamos em 'conversas' com uma das grandes do setor, e a possibilidade de aquisição é grande", salienta.
Presente em 14 estados brasileiros nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a empresa possui operações em plantas de clientes grandes, como GM Motors, Nestlé, Colgate, Cargill, Melhoramentos e Mitsubishi. O grupo Cacique, que é fabricante do café Pelé, é o cliente mais antigo da Nutrin, com contrato de 35 anos ininterruptos.
Outra atitude considerada certeira pela Nutrin foi o investimento de R$ 1 milhão no centro de distribuição (CD) em Jandira (a 38 km de São Paulo), com capacidade para movimentar mensalmente 1 mil toneladas de alimentos perecíveis e secos. "O CD trouxe uma diminuição de 60% do quadro de fornecedores e uma significativa redução de custos", afirma Nogueira.
Parcerias estratégicas
Além do acelerado crescimento orgânico e de aquisições, atualmente a empresa possui 12 marcas próprias de refeições, classificadas por padrões diferenciados de cardápio e propriedades de nutrientes. Com o objetivo de inovar e agregar serviços, no último ano a Nutrin fechou parceria com duas grandes redes de fast-food para servir no refeitório interno de seus clientes. São elas: Vivenda do Camarão e Spoletto. Em negociação, a próxima parceria poderá ser com o Bob's.
Infraestrutura
A Nutrin investirá mais R$ 10 milhões em infraestrutura, nas áreas comercial, operacional, de tecnologia e na revitalização dos restaurantes dos clientes atuais. Segundo Nogueira, a estratégia é aprimorar a operação interna da empresa para cada vez mais oferecer qualidade nas operações.
Além da Região Nordeste, a Nutrin mantém foco de fortalecimento nas Regiões Sul, Norte e também no Rio de Janeiro. "São mercados com excelentes oportunidades e potencial crescimento", finaliza Nogueira.
Veículo: DCI