A Antilhas, uma das principais fabricantes de embalagens do País, que atende empresas como Natura, Avon e Boticário, antecipou em 22% suas compras de matéria-prima para suprir a demanda da produção do Natal. O volume representa cerca de 271 milhões de peças produzidas.
O diretor Comercial da Antilhas, Maurício Groke, conta que a antecipação das compras de insumos é uma medida de precaução contra possível escassez no mercado. "A empresa enfrentou maus momentos, no final do ano passado, com a retomada do crescimento da economia", disse ele. Groke explicou, ainda, que, em 2009, as exportações dos fornecedores da empresa cresceram e houve falta de matéria-prima no mercado interno.
Com o grande volume de pedidos e sem investimentos no setor, as indústrias de papel, principalmente, não conseguiram aumentar a capacidade de produção e os prazos de entrega da matéria-prima passaram de 15 para 60 dias. Segundo Groke, a situação ainda não se normalizou e a escassez se repetiu neste primeiro semestre. "Por isso, antecipamos as compras de insumos e assim nosso segundo semestre já está garantido", afirmou o diretor da Antilhas. Outro entrave nos custos, apontado por ele, são os preços dos insumos em elevação. "Os preços do papel-cartão sofreram aumento de até 30%, o que tem um impacto muito forte nos nossos custos", explicou.
Cosméticos
A produção da Antilhas é de 50 milhões de peças por mês e a matéria-prima é dividida em papel (90% das compras) e plásticos (10%). A empresa tem como maior fatia de produção as embalagens para cosméticos, que correspondem a 58% do seu negócio, seguida por vestuário, com 17%.
Neste ano, a fabricante de embalagens espera crescer 25%. Para isso, já investiu R$ 20 milhões na aquisição de oito novas máquinas e R$ 10 milhões na ampliação de 6 mil metros de sua planta fabril, que hoje já conta com 28 mil metros. Segundo o coordenadora de Marketing da Antilhas, Cláudia Barbosa Sai, estão nos planos da empresa a aquisição de um terreno "já em negociação" de 100 mil metros, para construção de uma nova unidade fabril no Estado de São Paulo. O investimento na nova fábrica será de R$ 40 milhões, que inclui construção da unidade e compra de maquinário.
A Antilhas investe também em tecnologia para oferecer inovação aos seus clientes. " Nosso objetivo é gerar inovação para ganhar mercado e fidelizar clientes", afirma Barbosa Sai. Ela explica que a empresa oferece a oportunidade de pioneirismo aos clientes por meio de embalagens diferenciadas .
A Antilhas embalagens faz parte do Grupo Antilhas, que possui a BT Embalagens, a TechnoSolutions e a CRP.
O setor de embalagens no País estima faturamento de R$ 40 bilhões este ano, o objetivo é viabilizar mercados estratégicos como de alimentos e bebidas, farmacêuticos, entre outros.
Veículo: DCI