Disparada no consumo amplia fusões e investimentos no varejo

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Redes locais tentam driblar concorrência agressiva de empresas como Pão de Açúcar e Cencosud

 

O Nordeste está em ebulição. Em quase todos os estados da região, o varejo cresce cima da média nacional. E enquanto as grandes redes investem para garantir um lugar nessa festa, os varejistas locais lutam para não perder espaço. É o caso da Super Rede, com sede em Fortaleza. Mesmo com o posto de maior central de negócios do setor supermercadista, a vida não está fácil para a associação formada por oito varejistas.

 

Com faturamento anual de R$ 1,1 bilhão em2009, as 48 lojas lutam para sobreviver às investidas de gigantes como Pão de Açúcar e Cencosud. “As empresas estão muito agressivas em seus planos de expansão”, diz Gladson Lemos, presidente da central de negócios. Em meados de abril, a Super Rede perdeu força quando uma de suas associadas, a Super Família, foi vendida para a Cencosud, controladora da rede de supermercado GBarbosa. No mesmo mês, a companhia chilena comprou a rede baiana Perini, ampliando sua força no mercado nordestino.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, enquanto o varejo nacional cresceu 13,26% no acumulado de janeiro de 2009 a maio deste ano, quase todos os estados nordestinos, com exceção de Piauí e Rio Grande do
Norte, superaram essa média. A Paraíba foi o maior destaque no período, com crescimento de 21,75%, seguida pelo Ceará (18,79%), Alagoas (18,76%), Maranhão (18,73%), Bahia (14,95%), Pernambuco (14,62%) e Sergipe (14,49%). Piauí e Rio
Grande do Norte cresceram 12,9% e 10%, respectivamente.

 

Alternativa

 

Até hoje, as compras da Super Rede eram feitas em conjunto, mas cada empresa recebia suas encomendas separadamente.

 

Para tentar ganhar fôlego, a associação vai concentrar o recebimento dos pedidos em um único centro de distribuição e, com a redução do frete, espera conseguir preços melhores junto aos fabricantes. O depósito será construído em Fortaleza e ficará pronto em até cinco meses. “Temos um departamento comercial único, mas as entregas dos produtos ainda são feitas em oito endereços diferentes, o que gera dificuldades para todos os associados”, afirma Lemos. Apesar da forte concorrência, a Super Rede espera ganhar com o mercado aquecido e fechar 2010 comfaturamento de R$ 1,4 bilhão, alta de 27,2%em relação ao ano passado.

 

Mais inaugurações

 

Em 21 de julho o grupo Pão de Açúcar inaugurou sua primeira loja em Teresina (PI). Agora só falta o Maranhão para o a redede Abilio Diniz terminar demapear o Nordeste. Quando o assunto é supermercado, o Ceará é o estado nordestino onde o grupo tem a maior penetração: concentra 23 lojas das bandeiras Extra Hiper, Extra Supermercados, Pão de Açúcar e Assaí. Em número de unidades, o Ceará só perde para a Bahia, que conta comtrês lojas do Extra Hiper e 53 unidades do Ponto Frio. E com a recente fusão de Ponto Frio e Casas Bahia, que possui 19 lojas no estado baiano, o Pão de Açúcar ganha mais um reforço na região.

 

Não é de hoje que o Nordeste chama a atenção dos varejistas, inclusive de redes estrangeiras. Foi em 2007 que a chilena Cencosud chegou ao Brasil com a compra da sergipana GBarbosa. No ano seguinte, a Elektra, do México, abriu seu primeiro ponto de venda em Recife. Atualmente com 15 lojas, a varejista quer acelerar sua expansão com a abertura de 45 pontos de venda até o final de 2011. Quem também chegou com tudo ao mercado nordestino foi o Magazine Luiza. A empresa anunciou há três semanas a compra da Lojas Maia, cuja rede é formada por 141 unidades espalhadas pelos nove estados do Nordeste.

 


Veículo: Brasil Econômico


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