Fusões alavancam negócio de treinamento de funcionários

Leia em 2min 30s

Varejo é um dos que mais contribuem para o crescimento


 
As três maiores empresas de educação corporativa do país - Affero, Ciatech e webAula - preveem encerrar o ano com crescimentos expressivos, chegando em alguns casos a dobrar de tamanho. A expansão vertiginosa é motivada por diferentes fatores como fusões e aquisições, carência de mão de obra especializada e crescimento econômico no país.

 

Com sede em São Paulo, a Ciatech projeta mais que dobrar sua receita, de R$ 12 milhões registrada no ano passado, para R$ 25 milhões neste ano. Esse bom desempenho é reflexo de três importante contratos fechados no primeiro semestre com as varejistas Casas Bahia e C&A ; e com as administradoras de cartão de crédito Redecard e Cielo. Somente o contrato com a Casas Bahia prevê treinamento para 25 mil funcionários neste segundo semestre.

 

"A área de varejo é a que tem o maior potencial de crescimento, principalmente por causa das recentes fusões e aquisições. Nesses processos, as empresas acabam demandando muito treinamento para absorver a metodologia de trabalho da outra empresa", afirma Alex Augusto, CEO da Ciatech. A empresa possui ainda como clientes Magazine Luiza, Pão de Açucar, além de Santander e Claro, entre outras.

 

A carioca Affero, fruto da união de cinco empresas de educação corporativa, é outro exemplo de que esse segmento vem obtendo resultados interessantes. Em julho, o fundo de private equity BR Educacional, do economista Paulo Guedes, fez um aporte de R$ 25 milhões por uma participação minoritária na Affero. A empresa tem expectativa de terminar o ano com um faturamento de R$ 35 milhões, uma alta de 40% sobre o resultado verificado em 2009.

 

"O aporte que o BR fez será revertido em novas aquisições e investimentos na própria Affero. Cada vez mais as companhias estão buscando treinamento por causa da falta de mão de obra qualificada", disse Fabio Barcellos, CEO da Affero.

 

A mineira webAula também comemora os bons resultados. Em dezembro, seu faturamento anual somava R$ 10,7 milhões e a previsão é que neste ano atinja R$ 12,5 milhões. A empresa atua em quatro diferentes áreas: corporativa, instituições de ensino, pessoa física e governo. "Os quatro segmentos que trabalhamos tiveram crescimento", disse Marcos Rezende, diretor-executivo da webAula.

 

Além das fusões e aquisições no varejo, o segmento de educação corporativa tem grande potencial porque há uma avalanche de lançamentos de produtos, o que demanda treinamentos constantes para os profissionais de venda. "Damos treinamentos dos mais diversos gêneros, desde como atender bem um cliente, o institucional da empresa para o funcionário novo até como usar o iPhone, por exemplo", diz Augusto, lembrando que os treinamentos são feitos via internet ( "e-learning"), o que reduz os custos.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vendas da Nivea crescem 13% no Brasil e só 2,6% no mundo

Depois de ter conquistado o posto da unidade de negócios com maior crescimento em 2009, a Nivea Brasil continua e...

Veja mais
À venda, Mantecorp vira alvo do Aché

Farmacêutica: Movimento de consolidação no setor continua intenso e laboratório nacional cont...

Veja mais
CE em destaque na criação de novos produtos alimentícios

Durante palestra dentro da programação do Prazeres da Mesa, pesquisadores falaram de seus trabalhos  ...

Veja mais
Preço do genérico varia 295%, diz Procon-SP

A diferença de preços entre medicamentos genéricos pode chegar a 295,92%, segundo pesquisa divulgad...

Veja mais
Vendas em redes de drogarias crescem 38%

Aumento de participação no mercado, melhora na renda e redução da informalidade explicam des...

Veja mais
Phebo abre site e pode ter lojas exclusivas

Plano do grupo Granado é fortalecer marca e mostrar que linha de produtos vai além do sabonete   O ...

Veja mais
Alta do trigo persiste e já leva a reajustes no Brasil

Com os preços do trigo explodindo no mercado internacional - só ontem o contrato para dezembro subiu 6,4% ...

Veja mais
Pão de Açúcar inaugura hoje 16 lojas Extra

O líder do varejo nacional Grupo Pão de Açúcar (GPA) inaugurou ontem simultaneamente 16 loja...

Veja mais
Varejo do ABC segue confiante no Dia dos Pais

O comércio da região do ABC Paulista e o da Capital está confiante com a chegada do Dia dos Pais, a...

Veja mais