Vendas do varejo batem recorde no 1º semestre

Leia em 3min

Alta de 11,5% é o melhor resultado desde 2001, segundo o IBGE; economistas apostam em expansão recorde no ano, o que pode estimular a elevação do juro

 

As vendas do comércio varejista bateram recorde no primeiro semestre, com crescimento de 11,5%, o melhor resultado desde 2001, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todas as atividades pesquisadas registraram expansão, impulsionadas por aumento da renda, melhora no emprego, boa oferta de crédito e dólar mais baixo, que tornou mais atraentes os preços dos importados.

 

"Foi o melhor semestre de todos os semestres", resumiu o economista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira. A expectativa de economistas é de que o bom desempenho do varejo prossiga em 2010. Alguns até apostam em alta recorde também para o ano, o que poderia estimular novas altas de juros pelo Banco Central (BC), para conter os efeitos negativos do aumento da demanda interna na inflação.

 

O comércio também mostrou sinais positivos em outras comparações, com alta de 1% no volume de vendas em relação a maio, e aumento de 11,3% ante junho de 2009. As taxas de crescimento elevaram o otimismo de analistas no mercado financeiro. "O ritmo forte e sustentável de expansão do varejo brasileiro reflete a contínua melhoria das condições macroeconômicas do País", disse o diretor da consultoria Gouvêa de Souza, Luiz Goes. Além disso, a Copa do Mundo em junho também ajudou a puxar para cima o desempenho do comércio, na avaliação de Goes.

 

Entre os aumentos no volume de vendas do comércio no primeiro semestre, o setor de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi destaque absoluto, com alta de 10,4% nas vendas nos primeiros seis meses do ano. "Com certeza este setor foi o que comandou o resultado do semestre", disse o técnico do IBGE.

 

Os preços dos alimentos subiram abaixo da média da inflação varejista, o que aumentou o ritmo de compras nos supermercados. Móveis e eletrodomésticos, cujas vendas cresceram 20,6% no primeiro semestre, também puxaram para cima o comércio.

 

Para o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e ex-diretor do BC, Carlos Thadeu de Freitas, as vendas no varejo caminham para alta recorde de 10% este ano. "O mês de junho mostrou que a acomodação da economia brasileira no fim do segundo trimestre não influenciou muito os resultados de comércio" disse. "Os dados favoráveis de preço e dólar barato estão favorecendo as vendas", completou.

 

O superintendente de Economia e Pesquisas da Fecomércio-RJ, João Carlos Gomes, também aposta em alta entre 9% e 10% no faturamento do comércio este ano. No entanto, fez uma ressalva: em junho, por causa do fim da redução do IPI para automóveis, que durante meses reduziu o preço dos automóveis, as vendas de veículos, motos, partes e peças caíram 0,6% ante maio, e 9,5% ante junho do ano passado.

 

Juros. As boas perspectivas no comércio varejista, que refletem um mercado interno aquecido, podem influenciar a trajetória futura de juros. Para o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Camargo Rosa, o cenário no comércio poderá fazer com que o BC tenha de elevar a taxa de juros (Selic) em 2011.

 

Atualmente, a Selic está em 10,75%. "A dinâmica da economia é ainda forte, o que significa que há um ajuste (na Selic) sendo postergado para o ano que vem", disse Camargo Rosa.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Importação de lácteos precisa de controle

O aumento das importações brasileiras de leite UHT e de soro provenientes principalmente do Uruguai tem pr...

Veja mais
Recall de 8 bonequinhas mobiliza Mattel no Brasil

Nos EUA, 96 mil brinquedos serão substituídos; empresa tem 30 dias para fazer a troca   Procura-se ...

Veja mais
Brasil está para se transformar no terceiro maior mercado da Nestlé

Até o fim deste ano, o País deve ultrapassar a Alemanha em vendas, ficando atrás somente dos Estado...

Veja mais
Genérico do Viagra multiplica vendas nas redes de farmácias

Em apenas um mês, vendas do princípio ativo triplicaram na Droga Raia e cresceram 30% na rede de farm&aacut...

Veja mais
Escolher genética adequada é fundamental na produção leiteira

O rebanho bovino leiteiro brasileiro é composto predominantemente (80%) por animais de raças zebuín...

Veja mais
Bauducco investe R$ 20 milhões

Os panetones chegaram a representar 80% das vendas anuais da Pandurata Alimentos, dona da Bauducco. Hoje, o pão n...

Veja mais
Para economizar, Walmart reduz até luz de anúncio na TV

A maior varejista do mundo investe em lojas altamente eficientes e reorganiza frota nos EUA    Charles Zimmer...

Veja mais
DHL pronta para cumprir a resolução da TSA de rastrear cargas

A DHL, empresa líder mundial em logística, cumpriu a resolução da Administraçã...

Veja mais
Novo passatempo Nestlé mostra porque brincar faz bem demais

Nestlé apresenta nova identidade visual e conceitual para a linha de biscoitos Passatempo, sucesso entre pr&eacut...

Veja mais