Genérico do Viagra multiplica vendas nas redes de farmácias

Leia em 3min 30s

Em apenas um mês, vendas do princípio ativo triplicaram na Droga Raia e cresceram 30% na rede de farmácias da Drogasil

         

O início das vendas no varejo do genérico do Viagra, remédio para disfunção erétil, provocou uma forte expansão de mercado para esse produto em razão da queda nos preços e a popularização do medicamento.

 

Na rede Droga Raia, as vendas do princípio ativo do produto (citrato de sildenafila) triplicaram entre maio e o mês passado, com a queda pela metade do preço do Viagra e o genérico custando 35% menos que o Viagra, depois de já ter tido o preço reduzido.

 

Na concorrente Drogasil houve um acréscimo de 30% no número de pílulas vendidas do princípio ativo do produto entre junho e julho. O genérico do Viagra estreou no varejo a partir de meados de junho.

 

"Hoje, de cada cem unidades da molécula do princípio ativo do Viagra comercializadas pela nossa rede, 75 são do genérico e 25 de Viagra", conta o vice-presidente comercial da Droga Raia, Eugênio De Zagottis.

 

Carlos Roberto Ely, diretor-geral e de Relações com Investidores da Drogasil, diz que na sua rede o genérico do Viagra respondeu pela metade das vendas do produto no mês passado. Segundo Ely, o período analisado é curto, mas já mostra o potencial de crescimento de mercado dos medicamentos para disfunção erétil depois da queda de preços.

 

Apesar de representar uma pequena fatia das vendas globais das farmácias, o desempenho do genérico do Viagra é um exemplo do grande potencial de consumo de medicamentos quando ocorre uma queda nos preços.

 

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as vendas de artigos farmacêuticos e medicamentos passaram ilesas à crise e desde de janeiro de 2008 o crescimento acumulados em 12 meses a cada mês ficou praticamente constante.

 

"Na Europa e nos Estados Unidos, a venda de medicamentos acompanha o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). Aqui ela depende da distribuição de renda", afirma Ely. Ele explica que, nas economias desenvolvidas, os medicamentos estão atrelados às compras do Estado e aos planos de saúde. No Brasil, a maior fatia do mercado está no varejo. "Aqui tivemos uma melhora na distribuição de renda nos últimos anos e isso tem impulsionado os investimentos."

 

Planos. A Droga Raia, que faturou R$ 1,6 bilhão no ano passado, vai investir neste ano mais de R$ 40 milhões na abertura de cerca de 40 lojas. Hoje a empresa tem mais de 300 pontos de venda. No ano passado foram abertas 40 lojas.

 

Segundo De Zagottis, a empresa vai expandir este ano a sua atuação nos Estados onde já está: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Ele destaca a expansão deste ano no Paraná. Com 20 lojas em Curitiba, a empresa pretende inaugurar 15 pontos de venda no interior do Estado. "O interior do Paraná oferece grandes oportunidades, há grandes cidades com grande potencial de consumo e sem a presença de uma grande rede", diz o executivo. Já está certa a abertura de três lojas ainda neste mês em Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.

 

A Drogasil tem plano de expansão semelhante ao da Raia. Com faturamento de R$ 1,787 bilhão no ano passado, a empresa vai abrir 40 lojas neste ano, com um investimento total de cerca de R$ 52 bilhões. Hoje a rede tem 302 lojas espalhadas entre os Estados de São Paulo, Minas, Goiás e Espírito Santo. Neste ano a empresa estreia no Rio de Janeiro.

 


Avanço

75%
é a fatia atual do genérico do Viagra no total das vendas do princípio ativo do produto na rede de farmácias Droga Raia

50%
é a participação do genérico do Viagra no total comercializado do princípio ativo do medicamento na rede de farmácias Drogasil

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Brasil está para se transformar no terceiro maior mercado da Nestlé

Até o fim deste ano, o País deve ultrapassar a Alemanha em vendas, ficando atrás somente dos Estado...

Veja mais
Vendas do varejo batem recorde no 1º semestre

Alta de 11,5% é o melhor resultado desde 2001, segundo o IBGE; economistas apostam em expansão recorde no ...

Veja mais
Escolher genética adequada é fundamental na produção leiteira

O rebanho bovino leiteiro brasileiro é composto predominantemente (80%) por animais de raças zebuín...

Veja mais
Bauducco investe R$ 20 milhões

Os panetones chegaram a representar 80% das vendas anuais da Pandurata Alimentos, dona da Bauducco. Hoje, o pão n...

Veja mais
Para economizar, Walmart reduz até luz de anúncio na TV

A maior varejista do mundo investe em lojas altamente eficientes e reorganiza frota nos EUA    Charles Zimmer...

Veja mais
DHL pronta para cumprir a resolução da TSA de rastrear cargas

A DHL, empresa líder mundial em logística, cumpriu a resolução da Administraçã...

Veja mais
Novo passatempo Nestlé mostra porque brincar faz bem demais

Nestlé apresenta nova identidade visual e conceitual para a linha de biscoitos Passatempo, sucesso entre pr&eacut...

Veja mais
Lightsweet lança Leite Condensado Zero Açúcar

Um novo conceito em leite condensado é apresentado pela Lightsweet, empresa brasileira atuante há 20 anos ...

Veja mais
Linha Magro lança Açúcar Light

Os consumidores brasileiros têm mais um aliado na hora de manter uma dieta saudável e no auxílio &ag...

Veja mais