Com investimentos de R$ 200 milhões para abrir oito lojas até 2011 -cinco no ano que vem e três este ano-, o líder no atacado Makro encerra hoje (19) a quarta edição do evento Extravaganza, criado para fomentar o desenvolvimento do setor de food service, com capacitação de clientes da rede.
A rede, que possui 75 lojas, ainda espera abrir, no mês de setembro, mais uma loja que ficará em Ilhéus, na Bahia, com investimentos de aproximadamente R$ 24 milhões.
Neste ano, no Extravaganza o Makro apresentou uma novidade do programa "Sabor e Saber", que capacita pequenos e médios empresários de varejo alimentar.
Segundo o diretor de Marketing do Makro, Gustavo Delamanha, clientes que compram mercadorias na rede podem se capacitar para fazer com que o seu empreendimento seja mais rentável, e este ano foram disponibilizadas duas maneiras para esta capacitação: uma é experiências em cozinhas experimentais, e a outra é sobre a gestão de negócios, que conta com parceria do Sebrae e da Abrasel.
"As mudanças pelas quais o mercado consumidor vem passando nos últimos anos trazem novos desafios e também oportunidades para o setor. O Makro e seus parceiros querem levar aos clientes o conhecimento que lhes é necessário de uma forma prática e gratuita em um ponto de encontro como o Extravaganza", frisou.
Delamanha contou que no evento foi criado um pequeno supermercado-modelo, com dois check-outs (caixas para pagamento), com consultores para orientar grupos de clientes sobre os principais temas da gestão de negócios dessa natureza. "Este ano iremos focar o microempresário, naquele estabelecimento que tem poucos caixas para pagamento, ou nem os tem, mas conta com o atendimento direto ao cliente."
Concorrência
Já o atacadista Roldão que irá comemorar 10 anos em setembro, anunciou o ator brasileiro Rodrigo Faro como o garoto-propaganda da rede. "Ele fala diretamente com o público que atendemos das classes C, D e E", disse a rede, que conta atualmente com 12 lojas.
Veículo: DCI