Standard investe para colocar carga refrigerada nos trilhos

Leia em 2min 50s

Parceria com ALL vai ampliar volume de contêineres até Santos

 

Especializada em soluções intermodais no transporte de carga refrigerada entre os centros de produção e os portos, a Standard Logística comprou uma Eadi (estação aduaneira do interior) em Bauru (SP), com acesso ferroviário. Com o negócio, fechado há 15 dias e cujo preço não foi revelado, a companhia eleva para oito o número de terminais intermodais. Além disso, passa a oferecer uma opção logística para captar a carga conteinerizada que hoje vai de caminhão para o porto de Santos. "A ferrovia barateia o custo de transporte. É só pensar na quantidade de pedágios nesse trajeto", diz o presidente da empresa, José Luis Demeterco.

 

O executivo conta que está negociando com a América Latina Logística (ALL), concessionária que administra o trecho entre Corumbá (MS) e o porto santista, a reativação do ramal férreo que chega ao Eadi. A parceria existe há cinco anos. Hoje, a Standard responde por 90% do volume de contêineres reefers (refrigerados) movimentados na malha da ALL.

 

Um claro exemplo que Demeterco vê com potencial de migrar da rodovia para os trilhos é a carne produzida nos frigoríficos JBS e Marfrig, em Lins e Promissão (SP), respectivamente. A novidade é que, além dos congelados, estão no foco da Standard produtos secos, como açúcar e siderúrgicos.

 

A operação de contêiner na ferrovia representa 12% do faturamento total da companhia - que neste ano deve chegar a R$ 125 milhões (alta de 15,7% sobre o resultado de 2009). O principal negócio da empresa está na armazenagem, que responde por 50% da receita. O restante se divide entre terminais de contêineres e transporte rodoviário urbano para os portos.

 

A expectativa é que neste exercício a Standard aumente a movimentação de contêineres em ferrovia em 24%, para 25 mil Teus (equipamentos de 40 pés), o equivalente a aproximadamente 625 mil toneladas. O volume é quase totalmente composto por carga destinada ao mercado externo. O salto nas exportações em tempos de tímido crescimento dos embarques para o exterior se deve, explica Demeterco, ao tipo de carga manuseada. "A carga reefer (refrigerada) caiu pouco e, além disso, está migrando do caminhão para a ferrovia. Ainda é novidade no Brasil transportar contêiner refrigerado em trem."

 

A compra do Eadi-Bauru, da empresa Cipagem, marca a primeira aquisição da Standard. "Está sendo uma novidade interessante porque nesses 10 anos de empresa sempre crescemos organicamente", afirma Demeterco, que também atribui o plano de expansão à entrada do fundo de private equity BRZ no capital da empresa, em novembro de 2009.

 

Pesou ainda na decisão de investir na unidade de Bauru o fato de ser uma Eadi - unidade onde é possível desembaraçar também as cargas de importação. "O Brasil está incluindo uma série de produtos na lista de ex-tarifários. Isso é positivo para o Eadi."

 

A projeção é que neste ano os investimentos da Standard totalizem R$ 52 milhões. A companhia busca agora outra unidade para operar mais um terminal intermodal. Dessa vez, na região de Araraquara (SP). Além disso, há cerca de 10 dias recebeu a licença prévia para construir um ramal de aproximadamente 1 quilômetro que chegará ao seu terminal de contêineres de Cubatão (SP).
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Indústria têxtil conta com classes C e D

Para associação do setor, ascensão da classe média emergente elevará consumo de fibra...

Veja mais
Walmart perde venda nos EUA com novo visual

O Walmart sofreu sua quinta queda trimestral consecutiva nas vendas, afetado pelas condições econômi...

Veja mais
Alpargatas vai abrir nova fábrica no Brasil

Sexta unidade atenderá as linhas de sandálias e esportivos    A forte expansão nas venda...

Veja mais
Wal-Mart contabiliza lucro 6,6% maior no primeiro semestre

Apesar da queda nas vendas nos Estados Unidos, a rede americana Wal-Mart faturou US$ 6,897 bilhões neste primeiro...

Veja mais
Makro divulga o food service

Maior atacadista do País, o Makro lança nova edição do Makro Extravaganza 2010, que visa amp...

Veja mais
Produtos mineiros aguardam selo do Inpi

Cachaça de Salinas e os queijos do Serro e da Canastra ainda esperam processo de certificação. &nb...

Veja mais
Trigo pode forçar aumento do pão francês

Com seca na Rússia, 3º maior exportador, cotação do grão já subiu mais de 50% no...

Veja mais
Vendas da Bauducco têm alta de 6%

Boa parte da linha de biscoitos da Bauducco é produzida em Minas Gerais   As vendas da unidade da Bauducco...

Veja mais
Makro investirá R$ 200 mi para abrir cinco lojas

Parte do aporte pode ser feita em Minas Gerais.   A rede atacadista Makro, controlada pelo grupo holandês S...

Veja mais