Pesquisa revela quais são as marcas em evidência.

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Os homens confiam nos carros da Volkswagen, no creme para a pele da Nívea e no sabonete Lux. As mulheres preferem a Fiat, o creme da Natura e o sabonete Dove. Como são elas que decidem as compras da família, são as suas escolhas que ocupam a liderança em suas categorias no ranking geral da 9ª edição da pesquisa Marcas de Confiança, realizada anualmente pela revista "Seleções do Reader’s Digest", em parceria com o Ibope Inteligência.

 

Quando o consumidor é o jovem, as preferidas são Del Valle, para sucos prontos para beber, Dove para sabonetes. Nessas categorias, a confiança dos jovens está afinada com o resultado geral, mas suas preferências apresentam algumas particularidades nas categorias supermercado, telefonia celular e óleo de cozinha. Em telefonia celular, por exemplo, eles confiam na Oi, que ocupa a terceira posição no ranking geral, atrás da Vivo e da TIM. Soya é o óleo comestível que entra no carrinho de compras dos jovens entrevistados, substituindo o líder da categoria Liza.

 

No nono ano da pesquisa, realizada via web com os leitores da revista "Seleções" de todo o Brasil, levando em consideração 1,5 mil questionários, o top 8 da pesquisa mostra que a confiança dos brasileiros continua depositada nas mesmas marcas, com alteração apenas nas posições. Kibon, Omo, Colgate, Visa, Coca-Cola, Suvinil, Brastemp e Unimed permanecem na primeira colocação em suas categorias com mais de 50% dos votos nos últimos três anos. A Nestlé se mantém soberana como a marca de maior confiança desde que a categoria começou a ser pesquisada, em 2007. E a Natura assume, pela primeira vez sozinha, o título de empresa mais socialmente responsável do país, depois de dividir a posição por dois anos consecutivos com a Petrobras.

 

Levando em consideração o universo pesquisado, em que 65% são casados e 74% desses têm em média dois filhos, foi possível constatar as marcas de confiança da família brasileira. Algumas marcas que não estão na liderança no ranking geral empatariam com as líderes se fosse pela preferência dos casais com filhos. Ades empata com a líder Del Valle entre os pais com filhos menores de 15 anos. Este mesmo universo pesquisado tira os cremes para pele da Nívea da vice-liderança do ranking geral para dividir a primeira posição com a Natura e coloca três marcas de carro no topo do pódium (Chevrolet, Fiat e Volkswagen), enquanto a Fiat reina sozinha na classificação geral.

 

Regionalização - As regiões do país também são divisores de confiança: LG, Gol, Protex e Limpol são as mais votadas na região Norte. O supermercado Bompreço e as tintas Coral são as preferidas do Nordeste. Itaú, Porto Seguro, Dell, Nívea, Telefônica, Liza e Carrefour lideram no Sudeste. No Sul, as mais votadas foram Philips, Ipiranga, Gol, Dell, Melitta, Limpol, Previdência Privada BB e supermercados Big. Os leitores da região Centro-Oeste elegem Chevrolet, margarina Delícia e maquiagem da Natura.

 

Três novidades desta edição são a inclusão das categorias Laboratório de Medicamentos Genéricos, que teve o Medley como vencedor, Laboratório de Medicamento Fitoterápico, com a Herbarium, e Operadora de Viagem, com a CVC.

 

As categorias especiais também trouxeram novidades abrindo votação para ONGs de confiança (Apae, com impressionantes 88% dos votos) e Redes Sociais, esta com Orkut como vencedor, com 26%, e Twitter e Facebook bem encostados com 23% e 20% respectivamente.

 

No entanto, a hegemonia dos Correios (Instituições/Organizações, com 82%) e dos Bombeiros (Profissões, com 96%) se mantém desde o início da pesquisa. Assim como Governo e políticos continuam na última colocação.

 

Luciano Huck divide o prêmio de apresentador mais confiável com Patrícia Poeta, ambos com 75%. Glória Pires é a artista vencedora, com 88%. Herbert Vianna é o mais confiável dos cantores para 79% dos leitores e César Cielo, o esportista campeão, com 91% dos votos.

 

Personalidades - Millôr Fernandes ganhou como Autor de Livros, com 73% e a face masculina do Jornal Nacional, Wiliam Bonner, é, pela terceira vez, não consecutiva, o jornalista que mais inspira confiança. Roberto Justus e Alessandro Carlucci conquistam o bicampeonato nas categorias Publicitário e Executivo de confiança respectivamente.

 

Deus e Pai e mãe ainda estão no pedestal da confiança dos brasileiros, com 97% dos votos e os vizinhos amargam pelo quarto ano consecutivo a última posição no ranking.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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