Arroz gaúcho é certificado

Leia em 2min 50s

Primeiro produto agrícola ganha denominação de origem.

 

O arroz do litoral norte gaúcho é o primeiro produto agrícola brasileiro certificado com o registro de Denominação de Origem. Trata-se de uma modalidade de Indicação Geográfica (IG) do alimento que apresenta características exclusivas (aspecto, sabor, consistência) em decorrência do seu local de origem, como o clima e topografia.

 

O Certificado de Indicação Geográfica - espécie de Denominação de Origem - foiá entregue ontem à Associação de Produtores de Arroz do Litoral Norte Gaúcho (Aproarroz) pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). A solenidade foi realizada, em Esteio (RS), dentro da programação da 33ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer).

 

O registro de indicação geográfica conquistado pelos produtores da região agrega valor e imprime uma marca de qualidade ao cereal. Há marcas de reconhecimento mundial, como o presunto italiano de Parma, o queijo Roquefort e o Champagne franceses. A indicação geográfica significa um ganho de qualidade no produto, permitindo maior competitividade nos mercados nacional e internacional.

 

O reconhecimento do arroz gaúcho como Denominação de Origem foi possível pelo apoio de diversas instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Inpi, que concede o registro, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

O Ministério da Agricultura apoia tecnicamente associações de produtores para que os empreendedores rurais atendam os requisitos para da IG. No caso do arroz gaúcho, treinamentos promovidos por técnicos do ministério abordaram a organização da produção e incentivaram medidas de agregação de valor e diferenciação do produto.

 

Características - A principal peculiaridade do arroz produzido na região do litoral norte gaúcho é a maior percentagem de grãos inteiros e a baixa taxa de gessamento, que confere maior translucidez e cor branca mais intensa ao grão. Isso é possível pela influência dos ventos, da temperatura e da umidade que predominam na área. O vento constante e a quantidade de água na região, pela proximidade com a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, proporcionam clima e temperaturas estáveis, ideais para o cultivo do arroz.

 

Conforme a técnica da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Stepan, o arroz do litoral norte gaúcho já é reconhecido e valorizado pelos atacadistas e beneficiadores de todo o país, como produto de melhor qualidade e maior rendimento. "Mas estas características ainda não são conhecidas pelo grande público. Com o registro da Denominação de Origem, a expectativa é que o consumidor perceba essas vantagens e consolide a demanda pelo produto de qualidade garantida", afirmou.

 

Outras sete indicações geográficas no Brasil, todas na modalidade Indicação de Procedência, são os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos (RS), café do Cerrado Mineiro, carne e derivados do Pampa Gaúcho, cachaça de Paraty (RJ), uva de mesa e manga do Vale do Submédio São Francisco (BA e PE), couro acabado do Vale do Sinos (RS) e vinhos e espumantes de Pinto Bandeira (RS). Na Indicação de Procedência, o alimento é reconhecido pelo modo de produção peculiar de determinada cidade, região ou país. (ABr)

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

PepsiCo investe para ampliar capacidade em 40% no País

A norte-americana PepsiCo, gigante global de alimentos e bebidas, está expandindo a capacidaprodutiva de suas uni...

Veja mais
Eletrozema eleva em 18% os pedidos para o Natal

Baseada no cenário econômico positivo, com crescimento do emprego e da renda dos consumidores, principalmen...

Veja mais
No Brasil, rede ouve consumidor para mudar o modelo de hipermercado

A reformulação dos hipermercados Carrefour no Brasil está entre as prioridades da matriz. Ontem, na...

Veja mais
Carrefour põe farmácia na rua e prevê aquisições

Varejo: Negócio de drogarias começou no Brasil há 5 anos e já soma 145 lojas    ...

Veja mais
Diferenciação de preços para o consumidor

Não podemos concordar com a prática da diferenciação de preços para pagamentos feitos...

Veja mais
Whirlpool reforma manufatura nos EUA

A Whirlpool Corp., maior fabricante de eletrodomésticos do mundo em receita, vai anunciar hoje os planos de const...

Veja mais
Unigel se desfaz de fatia da Latapack

A Unigel, companhia com foco em especialidades químicas, está se desfazendo de suas participaç&otil...

Veja mais
Grifes vão para as mãos de chineses e indianos

Luxo: Com desvalorização dos ativos nos EUA e na Europa, asiáticos passam de consumidores a donos d...

Veja mais
Rede Zacharias fecha as portas e pede recuperação

Com uma dívida que pode chegar a R$ 12 milhões, o Grupo Zacharias, dono da Rede Zacharias de Pneus, entrou...

Veja mais