Projeção de telefones móveis negociados foi revista de 48 milhões para 50 milhões no ano
O mercado de telefones celulares está aquecidíssimo. Segundo fontes ligadas ao segmento, fabricantes, distribuidores e operadoras reviram para 50 milhões de unidades a estimativa de vendas, inicialmente de 48 milhões. Tal otimismo só cresce com a aproximação do Natal. “As vendas este ano estão acima das nossas expectativas”, afirma Magnus Anseklev, presidente da Sony Ericsson no Brasil. A projeção do executivo é que o faturamento da empresa avançará 15% este ano, sendo que cerca de 70% desse crescimento ocorrerá no último trimestre. “Acredito que o Natal deste ano será o melhor que o Brasil já teve. Estamos preparando nossa organização para isso”, diz.
Em computadores pessoais, deve haver um crescimento de 14,7% nas vendas do segundo semestre, em comparação com o mesmo período de 2009, quando a economia brasileira saiu da crise econômica. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), serão vendidos cerca de 7,8 milhões de unidades no segundo semestre, contra 6,8 milhões em2009.
Os notebooks devem atrair atenção especial. Segundo a gerente de marketing da Intel, Denise Ferreira, eles já passam a ser o primeiro computador de algumas residências.
A HP, maior fabricante de computadores pessoais do mundo, está passando a priorizar no Brasil o notebook, para atingir todas as faixas de preço.
Mesmo a Asus, que até o terceiro trimestre deve manter o seu tradicional foco nos netbooks (computador móvel de menor porte), mudará a estratégia para reforçar as vendas de notebooks para o fim de ano brasileiro.
Segundo o diretor da unidade de negócios para consumo da HP, Luiz Mascarenhas, a preparação para o fim do ano começou na empresa há meses. “Temos aumentado a produção mês a mês. Agora estamos prontos para atender a demanda que recebemos do varejo”, afirma.
Veículo: Brasil Econômico