Santana Textiles terá fábrica nos EUA

Leia em 3min 30s

Fabricante investe US$ 180 milhões em unidade no Estado do Texas com capacidade para produzir 60 milhões de metros de denim

 

A cearense Santana Textiles, uma das maiores fabricantes nacionais de denim, tecido de algodão usado na produção de jeans, está investindo US$ 180 milhões na construção de uma fiação e tecelagem na cidade de Edinburg, no Estado do Texas, nos Estados Unidos. Mais da metade do investimento (60%) está sendo bancada pelo governo dos EUA e fornecedores internacionais.

 

Na tentativa de atrair o investimento e ampliar a geração de emprego, a administração da cidade de Edinburg usou uma prática comum entre os Estados brasileiros na guerra fiscal: redução de impostos e oferta do terreno para erguer a construção.

 

Segundo o diretor da companhia, Marcos José dos Santos, pelos próximos dez anos a empresa estará isenta de imposto predial, imposto sobre valor agregado, imposto de renda e taxas. Só com benefícios fiscais, a multinacional brasileira vai deixar de gastar US$ 25 milhões no período.

 

Além disso, por criar 800 postos de trabalho numa cidade de 150 mil habitantes, na divisa do EUA com o México, o governo americano vai dar para a companhia US$ 3 mil para treinar cada trabalhador. A empresa brasileira será a maior empregadora da cidade. O desemprego, hoje na casa de 10% nos EUA, é a grande preocupação do governo americano. "Os Estados Unidos estão ficando pobres", brinca o executivo, fazendo referência ao grande volume de benefícios.

 

Ele diz que o local preferido para estabelecer a nova planta seria o México, pois as confecções de jeans ficam na América Central. Mas as vantagens oferecidas pelo governo e a proximidade da matéria-prima, sendo o Texas o maior produtor de algodão, levaram a empresa a optar pelos EUA. "O mercado do Nafta, que engloba EUA, Canadá, México e Caribe, tem 500 milhões e está entre os maiores consumidores de denim do mundo." O executivo observa também que, com a produção de fio e tecido nos EUA, a empresa escapa do imposto de importação sobre o denim, que é de 16%.

 

Internacionalização. A nova unidade do grupo cearense será a sexta fábrica da empresa, que tem duas unidades no Rio Grande do Norte e as outras três espalhadas entre Mato Grosso, Ceará e Argentina. O primeiro passo dado pela companhia rumo à internacionalização foi em 2007, com uma fábrica na Argentina, na região do Chaco, onde é plantado o algodão.

 

O início da construção da fábrica nos EUA foi anunciado oficialmente ontem, com direito a comemoração: por um dia, o nome da cidade de Edinburg será Denimburg, para lembrar a chegada da nova empresa. A expectativa é de que confecções se estabeleçam no município.

 

A nova planta vai ocupar uma área de 145 mil metros quadrados e terá capacidade de 60 milhões de metros lineares de denim por ano. Ela vai começar a funcionar em setembro de 2011. Hoje, com as cinco unidades em operação, a empresa familiar de capital fechado, que está há 46 anos no setor, vai produzir neste ano 100 milhões de metros de denim. O faturamento deve chegar a R$ 550 milhões. No ano passado, foi de R$ 400 milhões.

 

Crise amplia ida ao exterior de grupos do País

 

Apesar da crise, 38% das empresas brasileiras aumentaram o índice de internacionalização em comparação a 2008, segundo pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral.

 

O ranking, elaborado desde 2006, leva em consideração as vendas, os ativos e o número de funcionários - o total e a participação das subsidiárias. Com a combinação dessas informações chega-se a um índice que mostra quão internacionalizada é a empresa.

 

A explicação dos responsáveis pela pesquisa para esse avanço é que a crise fez com que as empresas repensassem suas estratégias globais para ganhar posições no mercado em relação aos competidores

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Varejo espera expansão para o Dia das Crianças

A partir deste fim de semana parte dos lojistas instalados na região começam a pôr em prática...

Veja mais
Brasil se abre para a Acxiom

Fim da exclusividade nas máquinas de pagamento traz gigante do marketing ao país   O fim da exclusi...

Veja mais
Minerais da Terramater dão cor a cosméticos no Brasil e na Europa

Única empresa com selo que atesta bons antecedentes ambientais exporta para L’Oreal e Anna Pegova   ...

Veja mais
Supermercados Giassi e Bistek avançam para dar conforto à classe C

Redes varejistas de Santa Catarina preparam expansão para atender clientes emergentes, pois preveem aumento do co...

Veja mais
Trabalhador sem qualificação agora é artigo de luxo

Governo estuda facilitar contratação temporária de aposentado e estudante; falta de mão de o...

Veja mais
Frutas e Verduras

O preço das frutas caiu 2,21% em agosto, segundo o índice Ceagesp. As que mais caíram foram: a amei...

Veja mais
Aumento do trigo deixa pão 20% mais caro

A elevação do preço da farinha no exterior já aumentou o valor do pãozinho na capital...

Veja mais
Hipermercados lançam moda e marca própria em vestuário

As grandes redes de hipermercados como Pão de Açúcar e Walmart começam a lançar novas...

Veja mais
Indústria de brinquedos se arma contra chineses

Governo baixa tarifa de importação para matéria-prima de 20% para 2%   Depois de anos de dif...

Veja mais