Varejo espera expansão para o Dia das Crianças

Leia em 3min 20s

A partir deste fim de semana parte dos lojistas instalados na região começam a pôr em prática suas estratégias para elevar em até 35% as vendas neste Dia das Crianças. Os principais lançamentos para a data estarão em destaque nas entradas dos estabelecimentos para chamar a atenção dos consumidores.

 

Segundo as varejistas ouvidas pela equipe do Diário, a febre das crianças pelos personagens da TV foi o termômetro para as compras deste ano. Portanto, os pais que forem atender os pedidos dos pequenos devem estar atentos, pois itens que estampam as marcas Bakugan, Hot Wells, Barbie, Ben 10, Toy Story têm preços mais salgados.

 

"A questão é que o valor agregado desses produtos é maior quando comparado aos brinquedos genéricos. De maneira geral não houve aumento neste ano", pontua a diretora comercial do Walmart, Sandra Haddad.

 

A executiva da rede comenta que em agosto os pedidos começaram a ser entregues pelos fabricantes e que amanhã as lojas vão expor as principais novidades na área de entrada. Para a data é esperado incremento nas vendas de 20%, considerando a mesma base de lojas do ano passado.

 

Na Coop (Cooperativa de Consumo), os licenciados também serão os carros-chefe neste período. O gerente de compras de bazar e eletro, Edson Rodrigues, espera que o desempenho na categoria seja entre 6% e 10% maior neste ano. "Temos brinquedos apenas nas unidades maiores", diz.

 

IMPULSO

 

Durante este período, outras categorias que também comercializam itens infantis têm aumento no faturamento como itens de cama, banho, livros e DVDs. O Extra direciona esforços para venda de títulos de filmes blu-ray e da Disney, além de importados. A previsão é de que a data tenha incremento de 20% neste ano.

 

Em Santo André, a unidade da Mais Valdir na Oliveira Lima já contratou quatro funcionários temporários para atender à demanda para a data comercial que antecede o Natal. Segundo a gerente Ester Santana, "a meta é faturar entre 30% e 35% a mais do que no ano passado".

 

ESPECIALIZADA

 

A rede de lojas de brinquedos PBKids, com três unidades no Grande ABC, reforça que os itens licenciados registram forte crescimento há algum tempo. O gerente Renato Floh considera que o lançamento de filmes e DVDs dos principais personagens da TV vão reforçar as vendas de brinquedos.

 

Floh calcula que a comercialização será 15% maior do que em 2009. Nos cinco dias que antecedem a data é que o movimento dispara.

 

Valor da compra será entre R$ 80 e R$ 120

 

Levantamento realizado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) aponta que as vendas para o Dia das Crianças deverão crescer 16,5% em relação a igual período de 2009. A sondagem indica que pais e familiares estão dispostos a gastar no presente entre R$ 80 e R$ 120.

 

O andreense Dorival Marcelino, 50, já pesquisa os preços dos brinquedos que comprará para os dois sobrinhos. "Não tem como economizar muito, pois tem que ser um presente que agrade a criança", dispara. Ele estima que vai desembolsar cerca de R$ 200 com as lembranças neste ano.

 

PREÇOS

 

De acordo com os varejistas, apenas alguns itens registraram aumento nos preços neste ano, como os jogos de tabuleiro. "O custo da matéria-prima utilizada em alguns produtos ficou mais caro e isso foi repassado. Entre os importados também foi notado pequeno reajuste", afirma o gerente de uma rede de brinquedos Renato Floh.

 

Na varejista da região, o gerente de compras de bazar Edson Rodrigues endossa que os aumentos não foram significativos. Com as crianças mais ligadas à tecnologia também deverão ter saída maior celulares e MP3. (Alexandre Melo)

 


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Santana Textiles terá fábrica nos EUA

Fabricante investe US$ 180 milhões em unidade no Estado do Texas com capacidade para produzir 60 milhões d...

Veja mais
Brasil se abre para a Acxiom

Fim da exclusividade nas máquinas de pagamento traz gigante do marketing ao país   O fim da exclusi...

Veja mais
Minerais da Terramater dão cor a cosméticos no Brasil e na Europa

Única empresa com selo que atesta bons antecedentes ambientais exporta para L’Oreal e Anna Pegova   ...

Veja mais
Supermercados Giassi e Bistek avançam para dar conforto à classe C

Redes varejistas de Santa Catarina preparam expansão para atender clientes emergentes, pois preveem aumento do co...

Veja mais
Trabalhador sem qualificação agora é artigo de luxo

Governo estuda facilitar contratação temporária de aposentado e estudante; falta de mão de o...

Veja mais
Frutas e Verduras

O preço das frutas caiu 2,21% em agosto, segundo o índice Ceagesp. As que mais caíram foram: a amei...

Veja mais
Aumento do trigo deixa pão 20% mais caro

A elevação do preço da farinha no exterior já aumentou o valor do pãozinho na capital...

Veja mais
Hipermercados lançam moda e marca própria em vestuário

As grandes redes de hipermercados como Pão de Açúcar e Walmart começam a lançar novas...

Veja mais
Indústria de brinquedos se arma contra chineses

Governo baixa tarifa de importação para matéria-prima de 20% para 2%   Depois de anos de dif...

Veja mais