Brinquedos devem chegar ao mercado 4% mais baratos

Leia em 4min 10s

Fabricantes abasteceram estoques das lojas com cerca de 800 novos produtos para o Dia das Crianças

 

Os brinquedos que serão comercializados no período que antecede o Dia das Crianças já foram praticamente entregues em sua totalidade pelos fabricantes aos varejistas do País - faltando chegar aos estoques menos de 10% da demanda destes produtos. Ao todo, serão disponibilizados no mercado cerca de 800 novos itens. Segundo Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o preço dos produtos infantis estarão 4% mais baixos, por conta do aumento da produção em escala.

 

As vendas da indústria para o comércio destinadas ao 12 de outubro já contabilizaram faturamento 7% mais alto que em 2009, para o mesmo período. A redução de 20% para 2% da alíquoda de importação de partes, peças e componentes de fabricação destes produtos é apontada por Costa como fator que contribuiu para que os lojistas pagassem menos pelos brinquedos, podendo ajustar preços menores aos consumidores. "Estamos com expectativas moderadas, mas otimistas", diz o presidente da Abrinq. "Provavelmente, o varejo vai vender muito, e antecipar as compras para o Natal, isso é muito positivo", completa.

 

A indústria de brinquedos comercializa R$ 2,5 bilhões por ano no Brasil, e as vendas atreladas ao Dia das Crianças representam 40% do faturamento do setor. O mesmo crescimento de 7% já diagnosticado pelos fabricantes é esperado pelos varejistas para o período, em 2010. "Nossa expectativa é a melhor dos últimos três anos. Desde janeiro, já estamos registrando crescimento entre 5% e 7% nas vendas, em relação a 2009", diz Beatriz Mayer, supervisora da Del Turista, com sete lojas no Rio Grande do Sul. Ela garante que, somente na primeira quinzena de setembro, a loja já comercializou 6% a mais em comparação ao mesmo período no ano passado. "Estamos conseguindo, em função dos estoques de produtos, proporcionar para os clientes que comprarem presentes para o Dia das Crianças a possibilidade de parcelamento em até dez vezes sem juros, para qualquer cartão de crédito", anuncia a supervisora.

 

Baseados no poder de persuasão das crianças e no cenário brasileiro que já figura como segundo mercado mundial em produtos infantis, fabricantes de brinquedos e outros artigos para os pimpolhos prepararam lançamentos com preços baixos, ofertas e descontos. As novidades vão desde jogos, como o Super Banco Imobiliário com Máquina de Cartão de

 

Crédito, da marca Estrela, passando pelos Zart Dardos Radicais, da coleção Zing Air, feitos de espuma, e que grudam nos mais diversos tipos de móveis, até as bonecas Barbie edição 2010.

 

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) aponta números ainda mais otimistas e prevê que as vendas para o Dia das Crianças deverão crescer 16,5% em relação a igual período de 2009. A sondagem indica que pais e familiares estão dispostos a gastar entre R$ 80,00 e R$ 120,00 por presente.

 

Gastos vão oscilar entre R$ 80,00 e R$ 120,00

 

Uma das maiores rede de lojas de brinquedos do Brasil, a Ri Happy inaugurou recentemente duas unidades em Porto Alegre, nos shoppings Iguatemi e Praia de Belas. As lojas trabalham com um mix de mais de cinco mil itens, totalizando cerca de 30 mil brinquedos de mais de 100 marcas. Além desta diversidade de produtos, a marca conta ainda com brinquedos exclusivos e com a linha do Solzinho, própria da rede.

 

De acordo com o diretor comercial da Ri Happy, Ricardo Sayon, as expectativas para as vendas no período que antecede o Dia das Crianças são as "melhores possíveis". "Apesar de estarmos em uma praça nova, a economia está bem aquecida, e o crescimento da marca no Brasil inteiro é bastante expressivo", diz Sayon, ressaltando que a loja teve boa receptividade junto aos consumidores gaúchos.

 

Ele destaca a linha de dinossauros da marca, como um dos grandes atrativos para a data comemorativa e adianta que todos os produtos estarão com preços especiais, e com possibilidade de parcelamento em até seis vezes em todos os cartões de crédito. "Quem comprar acima de R$ 90,00 receberá um brinde", promete.

 

Na Del Turista, Beatriz Mayer acredita que o tíquete médio deverá ficar entre R$ 80,00 e R$ 120,00. Para os meninos até dez anos, ela aposta na procura por brinquedos com temáticas de super-heróis, e para as meninas até seis anos, acredita que haverá bastante saída de bonecas. "A partir destas duas faixas etárias, eles preferem jogos, e elas algo que mexa com o cabelo, ou que remeta ao fato de estarem ficando mocinhas", opina a supervisora da marca. Segundo ela, não deverá faltar produtos. "Estamos com tudo pronto até o Natal, incluindo promoções que virão muito atraentes", destaca a supervisora da rede.

 


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Negociação entre Bom Gosto e Leitbom, e entre quatro cooperativas, podem criar mais duas gigantes

Concentração em laticínios ganha força   Duas negociações atualmente em...

Veja mais
Casas Bahia cancela realização de megalojas

Inesperadamente, a Casas Bahia anunciou ontem o cancelamento das edições da Super Casas Bahia, que acontec...

Veja mais
Produtores gaúchos de trigo estimam lavoura em alta

Apesar da redução de cerca de 20% na área cultivada nesta safra, os produtores de trigo estã...

Veja mais
Oferta fraca eleva pressão sobre preços

Em Minas, estima-se produtividade 0,9% menor ante à da safra anterior.    Mesmo diante do avanç...

Veja mais
Casas Bahia segue Marisa, C&A e Renner e amplia seguro

A rede Casas Bahia acaba de entrar no mercado de seguros de acidentes pessoais. Pelo preço médio de R$ 19,...

Veja mais
Barulho de salgadinho causa chiadeira de consumidores

A Frito-Lay faz muito barulho com o marketing dos salgadinhos Sun Chips como "ecológicos". Eles são prepar...

Veja mais
Publicidade aposta em público adolescente

O mercado publicitário volta as suas atenções ao público adolescente, com açõe...

Veja mais
Empresa lança suco em suco em pó na Bahia

De olho em um segmento que estima movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão este ano, a Nestlé acaba de lanç...

Veja mais
Vendas no varejo crescem 0,4% de junho para julho

O comércio varejista brasileiro registrou aumento de 0,4% no volume de vendas e na receita nominal em julho em re...

Veja mais