Casas Bahia cancela realização de megalojas

Leia em 2min 10s

Inesperadamente, a Casas Bahia anunciou ontem o cancelamento das edições da Super Casas Bahia, que aconteceriam simultaneamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Apenas em 2008, os megaeventos sazonais de fim de ano foi responsável por faturamento de R$ 133 milhões.

 

A varejista justifica que esta foi uma "decisão estratégia devido ao processo de integração da fusão com o Ponto Frio e o Grupo Pão de Açúcar". De acordo com a Casas Bahia, o evento leva de quatro a seis meses para ser organizados, envolvendo diversos departamentos da empresa que estão debruçados no desenvolvimento de estratégias da Nova Casas Bahia.

 

Fontes do mercado ouvidas pela equipe do Diário apontam que o cancelamento da edição também pode ser atribuído aos quatro meses que as redes passaram revendo pontos em aberto na associação. "Não daria tempo para organizar um evento daquele porte em tão pouco tempo. A Super Casas Bahia ficou em segundo plano diante do que estava acontecendo."

 

Essa seria a oitava edição em São Paulo e terceira no Rio de Janeiro. O faturamento do evento na Capital paulista em 2008 foi de R$ 83 milhões, enquanto a carioca arrecadou R$ 50 milhões.

 

"Não temos equipe de TI (Tecnologia da Informação) para viabilizar a Super Casas Bahia. As pessoas estão fazendo a integração da operação com o Ponto Frio. Antes tínhamos pouco mais de 500 lojas, agora somos uma rede com mais de 1.000 unidades", diz a varejista. A empresa afirma que o cancelamento das duas lojas sazonais não deve impactar a expectativa de faturamento de R$ 18 bilhões para este ano.

 

IMPACTO

 

O diretor da consultoria de varejo Mixxer Desenvolvimento, Eugenio Foganholo, acha estranho a rede abdicar de um evento que trazem tantos fatores positivos para sua marca. "Era um momento especial para reforçar os relacionamentos com os fornecedores e os clientes", aponta o especialista.

 

Foganholo complementa que a Super Casas Bahia era a diversão do fim de semana para milhares de famílias, especialmente as das classes C, D e E, principais alvos da maior varejista de eletroeletrônicos do País.

 

CONTEXTO

 

Foi justamente na abertura do megaevento do ano passado, em 4 de dezembro, no Anhembi, em São Paulo, que o presidente da Casas Bahia anunciou a associação com o grupo do empresário Abilio Diniz.

 

Segundo a companhia, a suspensão da edição 2010 não significa que a Super Casas Bahia será cancelada definitivamente. "No ano que vem, poderemos adotar outro formato, variando a estratégia."

 

Veículo: Diario do Grande ABC


Veja também

Negociação entre Bom Gosto e Leitbom, e entre quatro cooperativas, podem criar mais duas gigantes

Concentração em laticínios ganha força   Duas negociações atualmente em...

Veja mais
Produtores gaúchos de trigo estimam lavoura em alta

Apesar da redução de cerca de 20% na área cultivada nesta safra, os produtores de trigo estã...

Veja mais
Brinquedos devem chegar ao mercado 4% mais baratos

Fabricantes abasteceram estoques das lojas com cerca de 800 novos produtos para o Dia das Crianças   Os br...

Veja mais
Oferta fraca eleva pressão sobre preços

Em Minas, estima-se produtividade 0,9% menor ante à da safra anterior.    Mesmo diante do avanç...

Veja mais
Casas Bahia segue Marisa, C&A e Renner e amplia seguro

A rede Casas Bahia acaba de entrar no mercado de seguros de acidentes pessoais. Pelo preço médio de R$ 19,...

Veja mais
Barulho de salgadinho causa chiadeira de consumidores

A Frito-Lay faz muito barulho com o marketing dos salgadinhos Sun Chips como "ecológicos". Eles são prepar...

Veja mais
Publicidade aposta em público adolescente

O mercado publicitário volta as suas atenções ao público adolescente, com açõe...

Veja mais
Empresa lança suco em suco em pó na Bahia

De olho em um segmento que estima movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão este ano, a Nestlé acaba de lanç...

Veja mais
Vendas no varejo crescem 0,4% de junho para julho

O comércio varejista brasileiro registrou aumento de 0,4% no volume de vendas e na receita nominal em julho em re...

Veja mais