As indústrias de alimentos, em especial as que produzem fast food, estão faturando alto com a crescente busca da população por praticidade e rapidez na hora das refeições. Na esteira do setor, o grupo Mania Light & Mania Burguer (Oxente Alimentação Ltda), que produz 250 mil sanduíches por mês, cerca de 3 milhões por ano, estima para este ano um avanço de 20% nos negócios sobre 2009. O lançamento de produtos é uma das estratégias da empresa belo-horizontina para alcançar a meta.
No mercado desde 1988, o grupo Mania Light & Mania Burguer ganhou força no mercado há oito anos, quando ampliou sua linha de produtos, lembrou o gerente administrativo, Flávio Dayrell. "Diversificamos nossa produção, apostando também na linha Mania Burguer", lembrou. Até então, a fabricação da empresa era restrita a sanduíches naturais (Mania Light).
Com três linhas de produtos - naturais, hambúrgueres e baguetes - e 25 itens, a empresa já prepara mais um lançamento. Segundo Dayrell, até o fim do ano as gôndolas irão receber novos sabores da linha de baguetes. "Serão quatro variações do produto."
Investimentos - Além dos novos sanduíches, o gerente revelou que a fábrica da empresa localizada no bairro Santo André, na região Noroeste da Capital, irá receber um investimento de R$ 300 mil em 2011. O recurso será aplicado na compra de máquinas. "Vamos aumentar a durabilidade dos sanduíches." O aporte será feito no segundo semestre do próximo ano.
A alta perecividade dos alimentos fabricados pelo grupo Mania Light & Mania Burguer é um dos problemas enfrentados pela empresa já que, segundo Dayrell, a venda dos sanduíches naturais é maior no verão. "Nessa época, aumentamos a produção em 10%", afirmou. Hoje, os naturais, carro-chefe da empresa, representam 70% dos negócios do grupo e podem ser consumidos, no máximo, em até uma semana depois da fabricação. O prazo para hambúrgueres e baguetes é maior, chegando a 30 dias.
Atualmente com 110 funcionários, a fábrica, que ocupa 500 metros quadrados de uma área total de 800 metros quadrados, deve contratar mais colaboradores para a temporada do verão. "Tudo indica que iremos contratar, pelo menos, mais 20 pessoas."
A concorrência do setor não é um fator de risco para o grupo. Dayrell afirma que a empresa investe em produtos diferenciados, o que afasta, inclusive, grandes redes como a Sadia. "Enquanto o hambúrguer deles, por exemplo, tem 50 gramas e é congelado, o nosso tem 120 gramas e é resfriado, garantindo mais qualidade."
Apesar de conseguir fidelizar clientela, mesmo com preços mais salgados que os da concorrência - enquanto um Mania Burguer custa, em média, R$ 6, o da Sadia é vendido por R$ 4 -, Dayrell afirmou que não pretende atingir novos mercados. Segundo ele, por fatores logísticos, a empresa prefere se fortalecer nas áreas em que já atua.
Veículo: Diário do Comércio - MG