Classes C e D impulsionam expansão de lojas menores

Leia em 1min 30s

O presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumu Honda, afirma que o desenvolvimento do setor, puxado sobretudo pelo avanço das classes C e D e pelo Nordeste, está sendo alavancado por lojas de menor porte, que operam com mix menor de produtos. "O hipermercado não tem grande aceitação entre as classes mais baixas. Além disso, os consumidores com maior poder aquisitivo não querem mais perder tempo em grandes lojas", explica Honda.

 

Com o consumidor evitando os hipermercados, a rentabilidade destas operações passa por ganhos de escala. A concentração do poder de compra em bens duráveis é comemorada pelo Pão de Açúcar.

 

"Hoje temos o poder de ditar os preços. Antes pagávamos a conta da reposição das margens da indústria, por sermos pequenos neste segmento. Agora, com Casas Bahia e Ponto Frio obtemos maiores descontos", diz diretor-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana. Segundo ele, atualmente cerca de 40% do faturamento conjunto da companhia vem de bens duráveis e os outros 60%, de alimentos.

 

Estratégias - Enquanto os executivos da rede francesa Carrefour e da norte-americana Walmart estão preocupados em elaborar as estratégias de crescimento para os próximos anos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar alterou, em julho, sua estrutura organizacional, para gerir e capturar as sinergias dos negócios de alimentos, eletroeletrônicos, atacado, drogarias, postos de gasolina, serviços financeiros e comércio eletrônico, sem perder o foco de cada área de atuação.

 

O Pão de Açúcar anunciou ao mercado a projeção para a abertura de 60 lojas de proximidade (Extra Fácil), 18 de atacarejo (Assaí) e 14 supermercados (Pão de Açúcar e Extra).

 


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Pão de Açúcar investe em lojas para classes B e C

O grupo Pão de Açúcar investiu R$ 8 milhões na conversão de nove lojas da bandeira Co...

Veja mais
STJ libera venda de conveniência nas farmácias

Os produtos de conveniência, como água, refrigerante, biscoitos, barras de cereal, filmes fotográfic...

Veja mais
Extra vai aumentar área de "eletro"

O Grupo Pão de Açúcar quer revitalizar o modelo de hipermercados com o reforço da áre...

Veja mais
Pão de Açúcar planeja voltar às compras, de olho no setor têxtil

O Grupo Pão de Açúcar, depois de efetuar a compra das redes Casas Bahia e o Ponto Frio, afirmou que...

Veja mais
País possui 600 mil marcas cadastradas

Através do registro, empresário agrega valor aos produtos e serviços e ainda fideliza o consumidor ...

Veja mais
Praticidade tira cliente da fila dos hipermercados

Lojas de bairro "roubam a cena".    As grandes redes de supermercados, caracterizadas pela ampla oferta de ...

Veja mais
Padaria vira investimento em São Paulo

Com áreas financeira e de marketing e conselho de administração, redes atraem até fundos de ...

Veja mais
Fornecedores de refeição coletiva investem para atender pré-sal

Servir refeições frescas e saudáveis em plataformas petroleiras e navios na área do pr&eacut...

Veja mais
Cenário muda e trigo brasileiro é valorizado

O cenário da triticultura no Brasil passa por duas inversões: a primeira, influenciada pela soja e a segun...

Veja mais