Extra vai aumentar área de "eletro"

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O Grupo Pão de Açúcar quer revitalizar o modelo de hipermercados com o reforço da área de eletroeletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Hoje, a empresa detém 104 lojas nesse formato, sob a bandeira Extra, que representaram cerca de 45% das suas vendas líquidas no ano passado. A ideia é aproveitar as sinergias criadas a partir da Nova Globex, que reuniu os ativos de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra Eletro, e aumentar a fatia das vendas do setor de "eletromóvel" na receita da rede de hipermercados. Atualmente, ela é de 15%.

 

"Não acreditamos que o modelo de hipermercados esteja desgastado no Brasil, mas este é o sinal lá fora e por isso queremos revitalizar o espaço, antes que essa tendência se confirme aqui", diz Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar. Segundo a Nielsen, as vendas, em volume, nos hipermercados do país caíram 6,5% em 2008, e 8,5% em 2009. No primeiro semestre deste ano, houve queda de 7% em volume e 9% em valor. As vendas em lojas menores, com até 19 caixas, cresceram.

 

Das 100 novas lojas previstas para este ano pelo Pão de Açúcar, só quatro estão no modelo hiper. A maior parte (60) será aberta sob a bandeira Extra Fácil, de supermercado de bairro. "Nós já reduzimos muito a área e o sortimento do hiper, o que reduz o custo de construção e melhora o retorno, mas vamos fazer mais".

 

A sinergia com Nova Globex deve acontecer especialmente na negociação com os fornecedores, uma vez que a Casas Bahia já era, isoladamente, a maior varejista de "eletromóvel" do país. A rede de hipermercados Extra, que não integra a Nova Globex, se beneficiaria, assim, da associação. "Eu jamais teria acesso às condições de negociação com fornecedores no volume que eu tenho agora", diz Pestana. A rede Extra vai se favorecer também do "expertise" da Casas Bahia em questões como layout de loja e treinamento de vendas, observou.

 

Segundo o executivo, o foco em 2011 estará na captura de sinergia da nova empresa. "Nosso desafio é fazer a integração e compor a governança corporativa", diz ele. "O foco da Casas Bahia nunca esteve em ganhos de eficiência", disse, dando o tom de qual deve ser a linha mestra da administração da nova empresa. A emissão de ações da Nova Globex e a abertura de capital da Nova Pontocom (que reúne as operações de internet de Extra, Ponto Frio e Casas Bahia) devem ficar para 2012.

 

De acordo com Pestana, o Pão de Açúcar continua avaliando potenciais aquisições. "Pode acontecer a qualquer momento", diz ele, que destacou como oportunidades os segmentos de têxteis, bazar, esportes e material de escritório. "São categorias relevantes já trabalhadas dentro do hiper, que apresentam potencial de crescimento futuro". A expansão da empresa para fora do país, no entanto, não vai acontecer no curto ou médio prazos.

 

Veículo: Valor Econômico


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