Pão de Açúcar planeja voltar às compras, de olho no setor têxtil

Leia em 2min

O Grupo Pão de Açúcar, depois de efetuar a compra das redes Casas Bahia e o Ponto Frio, afirmou que estuda realizar aquisições ou associações com empresas dos setores de têxtil, esportes, material de escritório e bazar, segundo o CEO do grupo, Enéas Pestana em evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (Ibef SP). "Isso é uma questão de oportunidade que pode acontecer no curto prazo", disse. A rede, de acordo com o executivo, procura alavancar as vendas de não-alimentos nos hipermercados.

 

Paralelamente, o presidente do Grupo Pão de Açúcar, informou que as ofertas públicas de ações da Nova Globex, empresa resultante da associação com a Casas Bahia, e da operação de comércio eletrônico, por meio de abertura de capital (IPO, na sigla em inglês), podem acontecer em 2012. Segundo ele, o foco da companhia em 2011 será capturar sinergias, integrar as plataformas e obter níveis de governança corporativa. "O mercado está muito interessado em saber quando faremos o IPO, mas não será em 2011. Estamos muito preocupados em capturar as sinergias. Não vemos necessidade de IPO neste momento. Pode ser em 2012", explicou. Pestana ressaltou que as duas operações - oferta de ações da Globex e da empresa de e-commerce - não precisam acontecer ao mesmo tempo. Sobre a operação de comércio eletrônico, o executivo disse que ainda há espaço para aumentar as vendas antes do IPO. "Estamos numa curva ascendente de resultados e não faz sentido ir a mercado agora. Temos que elevar o patamar das vendas antes", disse.

 

Em relação às operações de hipermercados, Pestana ressaltou que a companhia pretende ampliar a participação da venda de móveis nas lojas. "Vamos aproveitar a expertise da Casas Bahia, que tem a Bartira [fábrica de móveis]." Ele disse prever um incremento da venda de outros bens duráveis dentro dos hipermercados, aproveitando-se dos ganhos de escala na negociação com a indústria, resultante da associação com a Casas Bahia. "Hoje temos ótimas condições de preços com a indústria", disse.

 

Divulgação de resultados

 

Segundo dados do ano anterior da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), citados pelo porta voz, o Pão de Açúcar possui o maior market share do varejo de alimentação (14,8%). Em segundo lugar vem o Carrefour com 14,5%, seguido pelo Walmart, com 11,1%, pelo GBarbosa, com 1,4% e pelo Zaffari com 1,2%.

 

Veículo: DCI


Veja também

STJ libera venda de conveniência nas farmácias

Os produtos de conveniência, como água, refrigerante, biscoitos, barras de cereal, filmes fotográfic...

Veja mais
Extra vai aumentar área de "eletro"

O Grupo Pão de Açúcar quer revitalizar o modelo de hipermercados com o reforço da áre...

Veja mais
País possui 600 mil marcas cadastradas

Através do registro, empresário agrega valor aos produtos e serviços e ainda fideliza o consumidor ...

Veja mais
Praticidade tira cliente da fila dos hipermercados

Lojas de bairro "roubam a cena".    As grandes redes de supermercados, caracterizadas pela ampla oferta de ...

Veja mais
Padaria vira investimento em São Paulo

Com áreas financeira e de marketing e conselho de administração, redes atraem até fundos de ...

Veja mais
Fornecedores de refeição coletiva investem para atender pré-sal

Servir refeições frescas e saudáveis em plataformas petroleiras e navios na área do pr&eacut...

Veja mais
Cenário muda e trigo brasileiro é valorizado

O cenário da triticultura no Brasil passa por duas inversões: a primeira, influenciada pela soja e a segun...

Veja mais
Publicidade hesita em se internacionalizar

Para suprir a demanda internacional de clientes globais e de empresas brasileiras em expansão no exterior, alguma...

Veja mais
Drogal diversifica e vai investir no setor óptico

A rede de farmácias Drogal, hoje com 61 lojas e com meta de chegar a 100 lojas até 2012, é uma empr...

Veja mais