Carrefour prevê o dobro de despesas

Leia em 1min 40s

A rede varejista francesa Carrefour ampliou, após o aprofundamento de uma auditoria externa coordenada pela KPMG, a projeção de despesas com encargos extraordinários em suas operações no Brasil, que podem atingir até 180 milhões de euros neste ano (algo próximo a R$ 420 milhões), ante uma estimativa de 90 milhões de euros divulgada anteriormente.

 

Segundo a companhia, foram reconhecidos inicialmente como não-recebíveis um conjunto de bonificações, ajustes de inventário e depreciações. "No entanto, após 12 semanas de auditoria externa, foram identificadas questões adicionais mais específicas, em itens tais como bonificações, litígios tributários e baixa contábil em estoques", informou o Carrefour em nota à imprensa.

 

Por trás da auditoria está a troca de comando das operações da varejista no Brasil, que desde julho está a cargo de Luiz Fazzio, executivo experiente no mercado varejista brasileiro, em substituição ao francês Jean Marc Pueyo. Fazzio tem a missão de recuperar as margens e as vendas dos hipermercados no Brasil, que no terceiro trimestre deste ano registraram queda de 0,8% no conceito mesmas lojas em comparação ao mesmo período de 2009.

 

O desempenho da varejista francesa no Brasil foi compensado no período pelo avanço das vendas da bandeira Atacadão - rede adquirida em 2007 -, que cresceram 12,8% no conceito mesmas lojas.

 

O diretor financeiro do Carrefour na França, Pierre Bouchut, descartou, segundo informações da Dow Jones, que os encargos extraordinários sejam conseqüência de fraude ou má conduta. Bouchut disse, porém, ser difícil dar mais detalhes até que a empresa obtenha os resultados da auditoria dos resultados financeiros no Brasil, que deverá ser concluída antes do final deste ano. Em razão dos ajustes contábeis, a matriz da companhia rebaixou sua meta de lucro operacional em 2010 para 3 bilhões de euros, ante projeção anterior de 3,1 bilhões de euros.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Embaré prevê faturar até 30% mais este ano

A produtora de lácteos mineira Embaré deve fechar o ano com aumento de 28% a 30% no faturamento, segundo e...

Veja mais
Gaúchos colhem trigo e apostam na qualidade

Jacobsen acredita em safra de trigo maior e com mais qualidade   Os agricultores gaúchos deram a largada n...

Veja mais
Ainda em alta, preço do açúcar deve cair só em março

O mercado espera que o açúcar feche o ano com uma oscilação de preços entre 25 e 30 c...

Veja mais
Classes C e D são as que menos compram alimentos orgânicos

Pesquisa da GfK aponta ainda que maioria dos brasileiros não adquire estes produtos.   A GfK, 4ª maio...

Veja mais
Batavo e MR Promoções divulgam a linha de Iogurtes Naturis à base de Soja

A Batavo pensando nas pessoas com intolerância a lactose ou que buscam uma alimentação mais equilibr...

Veja mais
MAGGI aposta em produtos inovadores no segmento de culinários

Empresa oferece itens exclusivos para quem quer praticidade e não abre mão de sabor na comida   H&a...

Veja mais
Dia da Criança tem venda 14% maior nos shoppings

A venda de brinquedos em shoppings cresceu 14% no Dia da Criança, segundo informações da Associa&cc...

Veja mais
Pepsico

A fabricante de alimentos e bebidas PepsiCo inaugurou ontem uma fábrica da marca de salgadinhos Lucky em Cachoeir...

Veja mais
Carrefour reconhece perda estimada em R$ 462 mi no País

O grupo Carrefour informou que as perdas com ajustes contábeis no Brasil devem atingir 180 milhões de euro...

Veja mais