Classes C e D são as que menos compram alimentos orgânicos

Leia em 3min 20s

Pesquisa da GfK aponta ainda que maioria dos brasileiros não adquire estes produtos.

 

A GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, avaliou a presença dos produtos orgânicos (alimentos sem agrotóxicos, carne sem hormônios ou sem antibióticos) na cesta de compra dos brasileiros.

 

De acordo com o estudo, 42% dos entrevistados nunca adquirem produtos orgânicos. A diferença de consumo entre as classes sociais é grande. Os integrantes das classes C e D, com 52%, são os que menos compram alimentos desse tipo. Nas classes A e B o índice dos que nunca compram cai para 33%.

 

Para Mario Mattos, Diretor de Marketing da GfK, “embora os produtos orgânicos tenham um apelo de saudabilidade, que é cada vez mais forte junto aos consumidores, a percepção em geral da população é que possuem preços mais altos que os similares não-orgânicos, mesmo que em alguns casos isso já não corresponda à realidade. Esta percepção faz com que muitos consumidores nem incluam este tipo de produto na sua opção de compra, em especial aqueles consumidores com maior restrição orçamentária, de classes C e D”, explica.

 

Além das discrepâncias de comportamento entre as classes, a pesquisa revela ainda que aspectos regionais também interferem na aquisição dos produtos orgânicos. No Nordeste do País está concentrada a maior parte dos entrevistados que nunca compram tais produtos, com uma taxa de 48%.

 

Na Região Metropolitana de São Paulo (excluindo a capital) a percentagem é de 47% e apresenta um contraste com a capital, com 39%. De acordo com Mattos, isso ocorre especialmente em função da maior concentração de classes com maior rendimento (A e B) na capital em relação ao restante da Região Metropolitana.

 

Ao avaliar por faixa etária, destacam-se entre os que nunca compram orgânicos aqueles que têm idades dos 25 aos 34 e dos 45 aos 55 anos, com 44% e 45% respectivamente. Nota-se ainda que a compra de orgânicos ocorre mais entre os mais velhos. Entre os 8% que afirmam comprar sempre alimentos sem agrotóxicos, hormônios ou antibióticos, 16% têm mais de 56 anos.

 

“A preocupação e cuidado com a saúde tende a ser maior entre as pessoas de mais idade, gerando maior mudança em hábitos alimentares”, afirma Mattos.

 

A pesquisa, realizada em julho deste ano, ouviu 1.000 pessoas, a partir dos 18 anos, de 12 cidades das regiões metropolitanas brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

GfK - Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

 

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

 

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, MAPFRE, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan.[www.gfkcr.com.br ].

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Ainda em alta, preço do açúcar deve cair só em março

O mercado espera que o açúcar feche o ano com uma oscilação de preços entre 25 e 30 c...

Veja mais
Batavo e MR Promoções divulgam a linha de Iogurtes Naturis à base de Soja

A Batavo pensando nas pessoas com intolerância a lactose ou que buscam uma alimentação mais equilibr...

Veja mais
MAGGI aposta em produtos inovadores no segmento de culinários

Empresa oferece itens exclusivos para quem quer praticidade e não abre mão de sabor na comida   H&a...

Veja mais
Dia da Criança tem venda 14% maior nos shoppings

A venda de brinquedos em shoppings cresceu 14% no Dia da Criança, segundo informações da Associa&cc...

Veja mais
Pepsico

A fabricante de alimentos e bebidas PepsiCo inaugurou ontem uma fábrica da marca de salgadinhos Lucky em Cachoeir...

Veja mais
Carrefour reconhece perda estimada em R$ 462 mi no País

O grupo Carrefour informou que as perdas com ajustes contábeis no Brasil devem atingir 180 milhões de euro...

Veja mais
Manejo sanitário é essencial para obter leite de qualidade

Higiene é a palavra de ordem para a produção de leite de qualidade. O produtor moderno deve impleme...

Veja mais
Excesso de oferta derruba o preço da cebola em São Paulo

Produção de Monte Alto, no interior do Estado, cresceu 50% neste ano e preço da saca caiu 75% &nbs...

Veja mais
Carrefour dobra previsão de encargos no Brasil

Total de obrigações, após auditoria externa feita pela KPMG, pode superar os R$ 400 milhões;...

Veja mais