Carrefour dobra previsão de encargos no Brasil

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Total de obrigações, após auditoria externa feita pela KPMG, pode superar os R$ 400 milhões; mudança reduz expectativa de lucro da matriz

 

A rede varejista francesa Carrefour ampliou, após o aprofundamento de uma auditoria externa coordenada pela KPMG, a projeção de despesas com encargos extraordinários em suas operações no Brasil, que podem atingir até ? 180 milhões este ano (cerca de R$ 420 milhões), ante estimativa de ? 90 milhões divulgada anteriormente.

 

Segundo a companhia, foram reconhecidos inicialmente como não recebíveis um conjunto de bonificações, ajustes de inventário e depreciações. "No entanto, após 12 semanas de auditoria externa, foram identificadas questões adicionais mais específicas, em itens como bonificações, litígios tributários e baixa contábil em estoques", informou o Carrefour, em nota.

 

Por trás da auditoria está a troca de comando das operações da varejista no Brasil, que desde julho está a cargo de Luiz Fazzio, executivo experiente no mercado varejista brasileiro, em substituição ao francês Jean Marc Pueyo. Fazzio tem a missão de recuperar as margens e as vendas dos hipermercados no Brasil, que no terceiro trimestre deste ano registraram queda de 0,8%, no conceito mesmas lojas, em comparação ao mesmo período de 2009. O desempenho da varejista francesa no Brasil foi compensado no período pelo avanço das vendas da bandeira Atacadão - rede adquirida em 2007 -, que cresceram 12,8% na mesma comparação.

 

O diretor financeiro do Carrefour na França, Pierre Bouchut, descartou, segundo informações da Dow Jones, que os encargos extraordinários sejam consequência de fraude ou má conduta. Bouchut disse, porém, ser difícil dar mais detalhes até que a empresa obtenha os resultados da auditoria dos resultados financeiros no Brasil, que deverá ser concluída até o final do ano. Em razão dos ajustes contábeis, a matriz do grupo rebaixou sua meta de lucro operacional em 2010 para ? 3 bilhões, ante projeção anterior de ? 3,1 bilhões.

 

Processo. Segundo a empresa, as mudanças implementadas no Brasil são parte de um "amplo processo em curso pela busca da melhoria de resultados dos hipermercados, do crescimento sólido nas vendas e da reconquista da preferência dos clientes e dos consumidores". A empresa reafirmou também os investimentos de R$ 2,5 bilhões para o biênio 2010/ 2011. Este ano, deverão ser aplicados cerca de R$ 1,25 bilhão para a abertura de 70 lojas, principalmente da bandeira Atacadão, com foco nas regiões Norte e Nordeste.

 

Dentro do processo de reestruturação no Brasil, alguns executivos deixaram recentemente a empresa. Entre eles estão Manoel de Araújo, diretor comercial de alimentos; Pedro Magalhães, diretor financeiro; Roberto Britto, diretor geral do Atacadão; e o francês Eric Reiss, diretor de hipermercados. Para o cargo de diretor financeiro a empresa já contratou Christophe Guillaume Martin. Para a matriz da companhia na França, o Brasil continua na posição-chave para a estratégia de crescimento do grupo, sendo um dos países prioritários para a expansão no mundo, junto com a China.

 

As vendas totais do Carrefour no Brasil, no conceito mesmas lojas, cresceram 5,2% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo intervalo de 2009. Segundo a companhia, o faturamento no período totalizou ? 3,192 bilhões, o que representou um aumento de 13,1% a taxas de câmbio constantes.

 

No acumulado de janeiro a setembro, as vendas no conceito mesmas lojas avançaram 5,5%, enquanto o faturamento atingiu ? 8,917 bilhões, o que significa um incremento de 13% a taxas de câmbio constantes.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


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