Interesse pela DMA deve crescer ainda mais

Leia em 2min 10s

Após a compra da rede Irmãos Bretas, Filhos e Cia (Supermercados Bretas) pela chilena Cencosud, por R$ 1,35 bilhão, a DMA Distribuidora S/A, dona das bandeiras Epa, Mart Plus e Viabrasil, passou a ser o maior grupo supermercadista do Estado. E a previsão é de que, a partir de agora, a empresa seja cada vez mais assediada pelas grandes multinacionais do setor, confirmando a tendência de internacionalização das redes mineiras.

 

Com 64 lojas em Minas e 21 no Espírito Santo e faturamento de R$ 1,796 bilhão em 2009, a DMA é a 8ª maior empresa do segmento no país, conforme o último ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

Para 2010, a previsão é de que o faturamento aumente 10% a 12% em relação ao ano passado, podendo atingir cerca de R$ 2 bilhões. Além disso, a rede está investindo R$ 60 milhões em um plano de expansão, que inclui a abertura de sete unidades na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a reforma de outras cinco.

 

"Agora que o Bretas foi comprado, grandes redes como o Pão de Açúcar, Carrefour e, principalmente, o Walmart devem querer compensar a perda desta oportunidade. Se houver uma proposta de compra razoável, não só para a DMA como para outras empresas mineiras do segmento, a tendência é de que haja um novo negócio", admitiu o sócio e fundador da empresa, José Nogueira Soares Nunes.

 

Nunes passou, mais uma vez, a presidir, desde ontem, o Conselho Diretor da Associação Mineira de Supermercados (Amis), em substituição ao ex-presidente Estevam Duarte de Assis, que comandava o grupo Bretas. Após a venda da rede, Assis renunciou ao cargo na Amis e também ao posto ocupado na diretoria da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

O primeiro supermercado da DMA abriu as portas em 1972, e o empreendimento passou a ser uma sociedade por ações e se transformou no Epa Supermercados S/A. A empresa começou com foco nas classe C, D e E. Anos mais tarde, em 1996, passou a atuar em outro nicho de mercado, que é a clientela das classes A e B, através da bandeira Mart Plus.

 

Em 2000, um novo grupo de acionistas, a WRV Empreendimentos, se uniu à família Nogueira e a DMA Distribuidora S/A passou ser uma sociedade anônima, ganhando mais força no mercado, passando do 21º lugar para o sexto no país, em 2006, ainda conforme a Abras.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Relat inaugura nova fábrica de soro de leite em Estação

A bacia leiteira do Rio Grande do Sul anda a passos largos para se tornar uma das maiores do País. De olho nesse ...

Veja mais
Flores e plantas ganham mercado

Negócios no segmento vêm registrando crescimento entre 12% e 15% ao ano.   A comercializaç...

Veja mais
Novos donos vão manter marca e plano de expansão

Na última sexta-feira, o Estado perdeu seu maior representante no setor supermercadista do país, com a com...

Veja mais
Santa Rita pretende atrair Panasonic

Companhia deverá instalar uma planta para a produção de eletrodomésticos do setor de linha b...

Veja mais
Gaúcha Docile deve investir em MG

Empresa fabricante de doces planeja aporte de R$ 20 milhões na construção de nova planta industrial...

Veja mais
Vilma investe mais de R$ 2 milhões em novos produtos

Objetivo da empresa mineira é aumentar o mix de massas e atingir um público diferenciado, como os restaura...

Veja mais
Walmart reforça planos e volta olhos para a classe C do Brasil

De olho na fomentação das classes C e D brasileiras, a maior varejista do mundo, o Walmart irá inve...

Veja mais
Gasto com publicidade sobe mais do que previsto

A recuperação no mercado global de publicidade está mais forte que o esperado, especialmente na &Aa...

Veja mais
Indústria têxtil prevê algodão em alta até 2012

A tendência de alta dos preços do algodão deve se estender até 2012, um ano além do pr...

Veja mais