Indústria lança este ano mais de 100 novas opções de chocolates e balas

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Com investimentos de cerca de US$ 350 milhões desde fins do ano passado, a indústria de chocolates e balas no país tem lançado cada vez mais guloseimas para o consumidor brasileiro - apenas esse ano foram mais de cem. Feitos por grandes ou pequenos fabricantes, os doces vêm ganhando novas embalagens, recheios ou personagens. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Bala e Derivados (Abicab), o setor cresce especialmente com a entrada de novos consumidores das classes C e D e o amadurecimento do paladar dos brasileiros. Com a maior concorrência, os chocolates ficaram no ano 2,74% mais baratos.

 

Os consumidores recebem novidades de empresas como Fini, Harald, Barry Callebaut, Nestle, Garoto, Kraft, Arcor, General Brands, Mars do Brasil e Hersheys e, com isso, o Brasil já está entre os cinco maiores produtores do segmento no mundo. Para se ter ideia da importância do mercado nacional, vale citar que o consumo do chocolate cresceu, em valor per capita, 6% em todo o mundo e 14% no Brasil de 2004 a 2009. Uma das apostas da Nestlé é o bombom Suflair - que passa a fazer parte da chamada categoria bombom bola. Ainda longe dos principais pontos de venda, o lançamento surge em discussões em redes sociais. A Lacta, por sua vez, aposta num nicho recente no país: o de tabletes recheados - 12% do mercado total de chocolates no Brasil. Com recheio macio de caramelo ou morango, a Lacta lançou nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país o Lacta Specialité (preço sugerido de R$ 3,69). A Lacta é líder em tabletes com 27,6% de participação em volume e 29,5% em valor.

 

- Antes, o mercado era formado apenas por chocolates puros. Aos poucos os tabletes com agregados, como castanhas, por exemplo, começaram aparecer e conquistar a preferência dos consumidores. Agora é a vez dos tabletes recheados. Na Europa, esse filão já é muito explorado e está bastante maduro. Acreditamos que há muito espaço para crescer nesse segmento - explica o diretor de marketing de chocolates da Kraft Foods Brasil, Eduardo Caldas.

 

Os fabricantes menores acompanham as mudanças, oferecendo novas opções ao consumidor. A Katz Chocolates investiu recentemente R$ 1,5 milhão na fábrica, em Petrópolis, de onde saem mais de 100 tipos de bombom, como os de marzipan com damasco (R$ 19, 100g).

 

- O mercado de guloseimas é muito favorável, onde você tem um publico alvo bastante amplo, já que atende desde os pequenos até os idosos. Um dos grandes atrativos desse mercado é a diversidade de produtos que se pode trabalhar - comenta a empresária Peka Toenjes, que também fabrica pirulitos e biscoitos.

 

Em supermercados e lojas de departamentos - tradicionais ou virtuais - estão sempre fartas as galerias de balas. No Zona Sul, tem pacotinho de balas de gelatina do Mickey por R$ 2,99. Na Americanas.com, saquinho de balas em Bastão do Homem Aranha por R$ 3,49. Mesmo com novidades (de tamanhos, formatos e texturas), as tradicionais balas Juquinhas ainda têm seus adeptos e podem ser encontradas em pequenas lojas e padarias de bairro, a partir de R$ 0,05.

 


Veículo: O Globo - RJ


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