Brasil quer ampliar consumo per capita de massa

Leia em 1min 10s

Hoje, Dia Mundial do Macarrão, as indústrias fabricantes do produto se reúnem no Rio de Janeiro para definir estratégias para aumentar o consumo da massa no Brasil. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Claudio Zanão, o Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo, atrás da Itália e dos Estados Unidos. Mesmo com uma boa colocação, os números se reduzem muito quando é estimado o consumo per capita. "Neste momento, ficamos em 13º lugar, atrás da Venezuela, com 6,4 quilos por habitante. Na Itália, são 28 quilos por habitante", diz Zanão.

 

A expectativa é de que o consumo de macarrão cresça 4% em 2010, o mesmo índice registrado em 2009. "Uma das ideias é aumentar a variedade do tipo de massa consumida, pois hoje 40% são de espaguete", explica o executivo. Um quilo de macarrão no Brasil custa em média R$ 3,00. O valor sofreu reajuste em agosto e em setembro, de 5%. "A majoração foi causada pela quebra da safra de trigo da Rússia, que pressionou os preços do trigo", diz Zanão. O Brasil conta com 140 fábricas de macarrão. O encontro no Rio de Janeiro reunirá fabricantes de todo o mundo e incluirá cientistas, para provar como o macarrão é um aliado da saúde.

 


Veículo: DCI


Veja também

ALL projeta investimento de R$ 700 mi em 2011

A América Latina Logística (ALL) projeta investir R$ 700 milhões e registrar um crescimento de 10% ...

Veja mais
Empresa espera crescer 60% com panetone Nita

Através da sua divisão de alimentos, o grupo Moinho Paulista, indústria nacional de moagem de trigo...

Veja mais
Têxteis querem tarifa zero com México

Setor que aproveitar perda de participação dos EUA no comércio mexicano para ampliar suas vendas ao...

Veja mais
Marcas populares globais tornam-se luxo no Brasil

Com preços elevados, empresas focam público nobre no mercado brasileiro   Tributação ...

Veja mais
Indústria lança este ano mais de 100 novas opções de chocolates e balas

Com investimentos de cerca de US$ 350 milhões desde fins do ano passado, a indústria de chocolates e balas...

Veja mais
Incerteza sobre oferta eleva preço do café

Alta no mercado internacional pode chegar ao consumidor brasileiro, diz indústria   Preocupaç&otild...

Veja mais
Brasileiros fecham negócios em Paris

Uma das tendências mundiais da indústria de alimentos, apresentada no Salão Internacional da Aliment...

Veja mais
Varejo quer aumentar venda de linha branca

O varejo, que se mantém otimista com as vendas de modo geral até o fim do ano, investe em facilidades e pr...

Veja mais
Empresas discutem exclusividade de uso da marca Ébano na Justiça

A Unilever iniciou uma disputa no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para manter a exclusividade da express&atild...

Veja mais