Mel oriundo do DF é destaque

Leia em 2min

Produto ocupa primeiros lugares em feiras e congressos.

 

O mel produzido no Distrito Federal é o melhor da América Latina. Nos últimos anos, o produto tem ocupado os primeiros lugares das premiações realizadas em feiras e congressos. O título mais recente foi recebido no X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura, realizado em conjunto com a ApiExpo 2010. O contemplado foi o produtor Manoel Pereira da Silva, que integra a Associação dos Apicultores do Distrito Federal.

 

O Congresso, considerado um dos mais significativos eventos internacionais do setor, ocorreu neste mês de outubro em Natal, no Rio Grande do Norte. O mel produzido por Manoel Silva ganhou o primeiro lugar após ser avaliado por uma comissão científica que analisou aspectos físicos e químicos do produto, como sabor, cor, ausência de impurezas e valor protéico. Josimar Souza da Silva, do Entreposto de Mel e Cera de Abelha Rainha do Sul, no Espírito Santo, recebeu menção honrosa na mesma categoria.

 

Embora esse tenha sido o primeiro reconhecimento internacional, o resultado não surpreendeu o produtor Manoel Silva. A Associação dos Apicultores do Distrito Federal vem ocupando desde 1996 os primeiros lugares nas principais premiações do setor. Segundo ele, o prêmio é resultado de muito trabalho, dedicação e carinho que os apicultores têm com suas abelhas.

 

Para ele, são vários os fatores que, juntos, possibilitam a produção de mel de qualidade no Distrito Federal. Em primeiro lugar, ele ressalta que, com apoio da associação e do Sebrae no Estado, os produtores estão sempre participando de feiras e congressos nacionais e internacionais na busca do que há de mais inovador em técnicas de manejo e equipamentos. "Na apicultura temos sempre algo para aprender, aspecto, aliás, que consideramos estimulante", afirmou.

 

A associação é assistida pelo projeto Apis DF, desenvolvido há sete anos pelo Sebrae no Distrito Federal. "O Sebrae apoia a participação dos associados em feiras e contrata consultores que visitam as propriedades e prestam consultoria especializada", explica a gestora do projeto de Apicultura no Sebrae no Distrito Federal, Patrícia Ferreira Batista.

 

O Sebrae também organiza reuniões, como o 6º Encontro dos Apicultores do DF, realizado no último fim de semana, na sede da instituição. "Foi um momento de troca de informações e fechamento dos trabalhos deste ano", disse Patrícia Batista.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Procura por produtos natalinos já começou

O Natal chegou mais cedo ao comércio neste ano. Quem já está no clima para as festas pode encontrar...

Veja mais
Arrozeiros aguardam apoio para a comercialização de grãos

Saca do cereal apresenta queda de 5,9% em relação a 2009   A solução do problema de a...

Veja mais
Trabalhador tem direito ao plano de saúde após demissão

O benefício se estende para todo o grupo familiar e para aposentados   A Lei n° 9.656/98, que disp&oti...

Veja mais
Condor expande para ganhar mercado no sul

O presidente do grupo paranaense Condor, Joanir Zonta, que começou em 1974, tem um plano de expansão que j...

Veja mais
Plantio de arroz avança no RS, mas preços seguem em queda

Mercado: Cultivo chega a 54%, enquanto cotação recua 6,6% em 12 meses   O plantio de arroz avan&cce...

Veja mais
Rivais menores fazem Kraft voltar aos iogurtes

Powell, CEO da General Mills, que também lançou sua versão do laticínio à moda grega:...

Veja mais
Fábrica de brinquedos se ajusta à era do PC

Enrico Preziosi, o fundador da Giochi Preziosi, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, ergueu sua empresa c...

Veja mais
IP aposta no Brasil, mas câmbio e custo impõem cautela

Papel: Nova máquina em Três Lagoas (MS) e entrada no mercado de embalagens seguem sem prazos definidos &nb...

Veja mais
Blu-ray cresce, mas DVD ainda é o preferido

Fabricantes se surpreendem com persistência de antigo padrão   Com o lançamento do Blu-ray, f...

Veja mais