Produto ocupa primeiros lugares em feiras e congressos.
O mel produzido no Distrito Federal é o melhor da América Latina. Nos últimos anos, o produto tem ocupado os primeiros lugares das premiações realizadas em feiras e congressos. O título mais recente foi recebido no X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura, realizado em conjunto com a ApiExpo 2010. O contemplado foi o produtor Manoel Pereira da Silva, que integra a Associação dos Apicultores do Distrito Federal.
O Congresso, considerado um dos mais significativos eventos internacionais do setor, ocorreu neste mês de outubro em Natal, no Rio Grande do Norte. O mel produzido por Manoel Silva ganhou o primeiro lugar após ser avaliado por uma comissão científica que analisou aspectos físicos e químicos do produto, como sabor, cor, ausência de impurezas e valor protéico. Josimar Souza da Silva, do Entreposto de Mel e Cera de Abelha Rainha do Sul, no Espírito Santo, recebeu menção honrosa na mesma categoria.
Embora esse tenha sido o primeiro reconhecimento internacional, o resultado não surpreendeu o produtor Manoel Silva. A Associação dos Apicultores do Distrito Federal vem ocupando desde 1996 os primeiros lugares nas principais premiações do setor. Segundo ele, o prêmio é resultado de muito trabalho, dedicação e carinho que os apicultores têm com suas abelhas.
Para ele, são vários os fatores que, juntos, possibilitam a produção de mel de qualidade no Distrito Federal. Em primeiro lugar, ele ressalta que, com apoio da associação e do Sebrae no Estado, os produtores estão sempre participando de feiras e congressos nacionais e internacionais na busca do que há de mais inovador em técnicas de manejo e equipamentos. "Na apicultura temos sempre algo para aprender, aspecto, aliás, que consideramos estimulante", afirmou.
A associação é assistida pelo projeto Apis DF, desenvolvido há sete anos pelo Sebrae no Distrito Federal. "O Sebrae apoia a participação dos associados em feiras e contrata consultores que visitam as propriedades e prestam consultoria especializada", explica a gestora do projeto de Apicultura no Sebrae no Distrito Federal, Patrícia Ferreira Batista.
O Sebrae também organiza reuniões, como o 6º Encontro dos Apicultores do DF, realizado no último fim de semana, na sede da instituição. "Foi um momento de troca de informações e fechamento dos trabalhos deste ano", disse Patrícia Batista.
Veículo: Diário do Comércio - MG